Representantes da secretaria de Educação de Gaspar e Indaial participaram de 24 a 27 de março, no III Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, na capital federal. Experiências municipais transformando a Educação Básica foi o tema desta edição, que contou com diversos conferencistas renomados. Dos 293 municípios catarinenses, somente 40 prestigiaram o evento.
A presidente do Conselho Municipal de Educação de Gaspar, Sônia Maria Zimermann, relata que o congresso foi marcado por debates sobre as experiências municipais que transformam a educação básica. "A programação do evento foi composta por conferências, exposições, rodas de conversa e contará com palestrantes renomados como o professor da PUC-SP, Mario Sérgio Cortella, o vice-presidente da TV Cultura, Fernando Almeida, o professor da USP, José Marcelino, e uma conferência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad".
Programação
No primeiro dia do evento, o educador e filósofo Mario Sérgio Cortella ministrou a palestra "Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer". Em 1997, com a orientação do educador Paulo Freire, Cortella tornou-se doutor em Educação pela PUC-SP com a tese A Escola e o Conhecimento: reflexão sobre fundamentos epistemológicos e políticos dessa relação.
No segundo dia do encontro (25/3), o ministro da Educação, Fernando Haddad, discorreu sobre os Avanços e Desafios do Plano de desenvolvimento da Educação (PDE). Na parte da tarde, o público assistiu O papel republicano dos municípios na construção e sustentabilidade das políticas públicas. Essa palestra foi oferecida por dois especialistas: Maria Tereza Augusti, presidenta do Instituto Florestan Fernandes, reconhecida por defender a transparência do governo para o controle social da gestão pública e os direitos da mulher; e Alexandre Rocha Santos Padilha, subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com experiência em desenvolvimento local, consórcios públicos, saúde, entre outros temas.
Financiando o aluno
O doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, José Marcelino de Rezende Pinto, ministrou no dia 26 a conferência Custo Aluno – Qualidade Inicial. Dentro da análise de políticas públicas educacionais, Marcelino vem sendo aclamado nacionalmente por desenvolver estudos sobre o impacto financeiro e a qualidade do ensino, além da municipalização do ensino fundamental e pesquisas sobre a Lei de Diretrizes e Bases.
Logo após a palestra de Marcelino e ainda sobre o assunto Custo Aluno – Qualidade Inicial: subsídio para a definição de políticas públicas educacionais, ocorreu debate com perguntas da platéia. José Henrique Paim Fernandes, secretário-executivo do Ministério da Educação, e Daniel Cara, coordenador da campanha Nacional pelo Direito à Educação, abriram a discussão.
Gestão participativa
O último dia do Fórum (27/3) contou com a conferência de Fernando Almeida, vice-presidente da Fundação Padre Anchieta, organização responsável pela TV Cultura. O palestrante fala sobre Gestão democrática e participativa. Almeida, quando foi Secretário de Educação do Município de São Paulo, em 2001, implantou políticas ligadas à abertura das escolas à comunidade, com atividades de participação cultural e de acesso dos alunos e suas famílias às redes culturais e de lazer da cidade.
Fonte: Ascom AMMVI com informações da Undime