Auxiliar no planejamento e organização do atendimento a imprensa, evitar erros e equívocos que ocorrem freqüentemente no relacionamento com a mídia e dar subsídio para o planejamento de entrevistas são os principais objetivos do Curso Relacionamento com a Imprensa no Setor Público, realizado no próximo dia 11 de junho, pela Federação Catarinense de Municípios, no auditório da AMFRI, em Itajaí.
O curso reunirá os assessores de comunicação e imprensa dos municípios de abrangência da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI e Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI. Estas são as associações de municípios que apóiam a capacitação.
Os temas principais do curso são: assessoria de imprensa no setor público municipal, como organizar reuniões de pauta nas instituições, conceitos de função da imprensa e opinião pública, funções da Assessoria de Comunicação, imprensa: problema ou oportunidade, como a imprensa vê as empresas, assessoria: colega ou propaganda, apresentação de novas ferramentas de monitoramento de informações e gerenciamento de crises. Os assuntos serão abordados pelo jornalista Gonzalo Pereira. Ele é professor universitário e bacharel em Comunicação Social, graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
O palestrante já exerceu atividades de assessoria de imprensa em órgãos públicos dos Governos do Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desenvolve e realiza projetos de comunicação institucional para empresas.
Trabalhou nos jornais Zero Hora, Correio Braziliense, Folha de S.Paulo e Diário Catarinense, exercendo diversas funções, de repórter a editor. No rádio foi repórter e produtor da Rádio Gaúcha. Na TV foi chefe de reportagem da RBS TV de Florianópolis. Atualmente é responsável pelo gerenciamento de comunicação institucional da BrasilTelecom em Santa Catarina, Diretor da Associação Catarinense de Imprensa e colunista do portal acontecendoaqui.com.br .
A capacitação abordará conhecimentos teóricos e haverá espaço para prática. Cada participante receberá uma apostila com todo o material do curso. A duração da capacitação é de 8h.
Fonte: ASCOM FECAM