Quase 2,4 mil municípios aderiram ao ProJovem Adolescente. No total, fora, 2,8 mil municípios selecionados para a implantação do programa. Com a adesão, os municípios estão aptos a iniciar o processo de implantação ainda este ano. Os recursos para o desenvolvimento do programa – R$ 275 milhões – serão repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) às prefeituras.
Os municípios foram selecionados por meio de alguns critérios, como possuir pelo menos um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e reunir, no mínimo, 40 adolescentes cujas famílias recebam o Bolsa Família. Além disso, preencheram o termo de adesão dentro do prazo estipulado pelo Ministério – 23 de maio.
O ProJovem Adolescente é destinado a rapazes e moças de 15 a 17 anos integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou oriundos de outros programas sociais. O programa oferece atividades que desenvolvam as potencialidades de seus participantes, estimulem o convívio familiar e a participação cidadã. O ProJovem terá duração de 24 meses e será executado nos CRAS.
Em Santa Catarina, 20 municípios aderiram ao ProJovem Adolescente, dentre eles está Blumenau, com dois coletivos referenciados.
Vagas adicionais
Das 494.500 vagas disponibilizadas pelo Ministério para o ProJovem Adolescente, as que não forem preenchidas pelos municípios selecionados serão redistribuídas àqueles que aderiram ao programa e solicitaram vagas adicionais.
Fonte: ASCOM AMMVI com informações do MDS