AMMVI conhece experiências de outros municípios na área de saneamento básico

Na última sexta-feira, 4 de julho, técnicos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) participaram de audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Saneamento, na Câmara de Vereadores, em Rio Negrinho, região norte do Estado. A audiência é parte do processo de Consulta Pública para apresentação do Plano que objetiva a discussão, análise e sugestões por parte da comunidade local.

Na ocasião – explica Fabiana de Carvalho Rosa, assessora de saneamento ambiental da AMMVI – foram apresentados estudos e diagnósticos nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana, bem como a proposta de constituição da forma de controle social e do ente regulador dos serviços.

Apresentado por representantes da empresa Habitat Ecológico, responsável pelo levantamento de dados desde novembro de 2007, o plano tem visão de até 20 anos e prevê ações emergenciais e de contingências.

De acordo com o engenheiro civil da AMMVI, Anísio Fantini, por meio do departamento de Arquitetura, Engenharia e Saneamento Ambiental, a entidade está desenvolvendo trabalhos semelhantes para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em todos os municípios do Médio Vale do Itajaí. "Contamos com profissionais especializados para que todos os municípios sejam contemplados com o Plano e tenham toda a assessoria necessária para a sua correta implementação, acompanhamento e controle das diretrizes" enfatiza.

Segundo o engenheiro, a iniciativa prevê a realização dos planos municipais encabeçada pela AMMVI com o apoio conjunto dos municípios, trazendo benefícios importantes na área do saneamento ambiental em âmbito regional. A idéia da realização dos trabalhos por meio da Associação tem ainda como intuito a redução dos custos de elaboração dos Planos aos municípios, a exemplo do que ocorreu com os planos diretores participativos. "Neste caso, a AMMVI coordenou a elaboração dos planos em oito municípios da região, reduzindo custos, otimizando prazos e facilitando ações de implementação que se fizerem necessárias", explica Fantini.

A assessora de saneamento ambiental da AMMVI destaca ainda que o plano municipal de saneamento de cada município será o responsável por ditar as regras para questões que envolvem abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos, e drenagem pluvial. "A elaboração desse plano está sendo assegurado pela AMMVI, respeitando as peculiaridades de cada município" conclui Rosa.

Consórcio do Médio Vale

Para trocar experiências e conhecer as diretrizes do Plano Municipal de Saneamento de Rio Negrinho, participou também da audiência pública, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Valter Conrado de Araújo.

Fonte: Michele Prada/ASCOM AMMVI

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AMMVI assessora municípios na área de saneamento básico