Municípios devem preencher o Siope para garantir recursos do MEC

No último 9 de julho foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria 844/2008, que dispõe sobre o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope). É importante que os municípios atualizem os dados para que não fiquem sem receber os recursos provenientes de transferências voluntárias do Ministério da Educação (MEC).

O Siope foi instituído pelo governo federal em 2006 com a finalidade de tornar públicas as informações sobre as receitas e os recursos vinculados à educação, para auxiliar os gestores educacionais dos municípios no planejamento das ações e assegurar mais transparência.

Com o Siope, o MEC pretende divulgar dados orçamentários da União, dos estados e dos municípios referentes à aplicação dos recursos vinculados à manutenção e ao desenvolvimento do ensino (MDE), conforme exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000).

Preenchimento

O preenchimento completo e atualizado do Siope é condição indispensável para que os municípios possam celebrar convênios, termos de cooperação e receber transferências voluntárias do MEC ou qualquer órgão vinculado ao Ministério.

O sistema encontra-se disponível na internet no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para acesso e registro dos dados pelos municípios, que podem ser inseridos e atualizados permanentemente.

Consulte a Portaria 844/2008 e o Manual do Usuário 2008

Acesse a página do Siope

Fonte: Agência CNM