Os municípios interessados em oferecer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2008 têm até o dia 22 de julho para fazer a adesão. A participação dos municípios no exame é importante para assegurar o direito de jovens e adultos à conclusão do ensino fundamental e médio.
O Encceja é um instrumento de avaliação, em que o participante se submete a uma prova e, alcançando a média mínima exigida, obtém a certificação de conclusão dessas etapas de ensino. O exame constitui-se como mais uma opção de acesso a quem não teve oportunidade de estudo na idade adequada e, para os municípios, representa uma forma de melhorar a qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos.
As provas do exame são elaboradas com base em uma matriz de competências e habilidades para jovens e adultos, contemplando não só os conhecimentos adquiridos em sala de aula, como também experiências que possibilitem a compreensão e realização de tarefas relacionadas às áreas avaliadas. As provas serão nos dias 13 e 14 de dezembro.
A participação no Encceja é opcional e as Secretarias de Educação deverão manifestar o desejo de aderir ao exame, enviando correspondência ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que encaminhará o Termo de Compromisso de Cooperação Técnica e/ou Convênio a ser preenchido, assinado e remetido novamente ao Instituto.
A solicitação de adesão formal deve ser enviada à Diretoria de Avaliação da Educação Básica, na Esplanada dos Ministérios, Bloco L, anexos I e II, 4º andar, CEP 70047-900.
Fonte: Agência CNM