Governo apresenta Portal de Convênios

O Portal de Convênios do governo foi apresentado nesta quarta-feira, 20 de agosto, em Brasília. O Portal será a única forma de acesso a informações, credenciamento, formalização e operacionalização de convênios e demais instrumentos de parceria com a União e suas políticas públicas.

O processo de criação do portal começou em 2006, após os irregularidades detectadas nos repasses de recursos voluntários da União. O governo federal, instigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Comitê de Assuntos Federativos (CAF), criou Grupos de Trabalho em 2007 com representantes dos ministérios, dos estados e das entidades municipalistas, culminando com o desenvolvimento, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do novo Portal de Convênios.

A previsão é de que o sistema esteja pronto dia 1º de setembro. Entre as facilidades advindas com o Portal, estão: centralização das informações, transparência dos recursos e das transferências voluntárias, facilitação na emissão de relatórios de controle, cadastramento simplificado dos proponentes, processo de pagamento e liberação de recursos on-line.

O Ministério do Planejamento iniciou treinamentos e apresentação do sistema para os órgãos gestores (concendentes) e para gestores das Unidades Cadastradoras e, em breve, estará colocando à disposição formação para multiplicadores dos proponentes.

A ferramenta ainda está em fase de testes e finalizações. Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas para a Confederação Nacional de Municípios (CNM) pelo endereço eletrônico  centraldeprojetos@cnm.org.br.

Fonte: ASCOM AMMVI com informações da CNM

LEIA TAMBÉM…

Portal de Convênios será meio obrigatório para solicitação de recursos

Portal de Convênios anunciado na marcha será obrigatório em setembro

Presidente Lula abre Marcha de Prefeitos e anuncia melhorias aos municípios