Secretários, contadores, controladores internos e técnicos da área contábil dos municípios catarinenses participam nesta segunda-feira (22), do Curso Planejamento e Orçamento, realizado pela Federação Catarinense de Municípios (fecam), em Florianópolis. O objetivo é orientar os municípios na elaboração do orçamento municipal para 2009.
O palestrante Gilberto Brasil, contador e assessor financeiro e contábil da Associação de Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), apresentará como as despesas da prefeitura devem ser organizadas no orçamento. No curso, também será abordado as exigências do PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual) que devem observadas na elaboração do orçamento.
Brasil destaca que uma das ações que a prefeitura deve realizar na preparação do orçamento são as audiências públicas, onde a população pode contribuir para o direcionamento dos investimentos do município.
O palestrante ainda explica que a realização de reuniões com as secretarias municipais e colegiados é importante para definir os objetivos de cada órgão da prefeitura, para que o responsável pelo planejamento possa prever os recursos no orçamento municipal.
"A capacitação é uma oportunidade para avaliar as normas já existentes e suas alterações, trocar experiências entre os municípios e identificar mecanismos facilitadores para a construção do orçamento", disse o palestrante.
Mais informações, clique aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecam