"Segurança na tomada de decisão". Com esta frase o presidente da AMMVI, Olímpio José Tomio, prefeito de Indaial, encerrou a reunião com os prefeitos e vice-prefeitos eleitos no pleito de outubro deste ano, reunidos na manhã de hoje (18), no auditório da Associação, em Blumenau. Para Tomio, a frase resume o benefício proveniente do trabalho da entidade por meio de sua atuação na promoção do aperfeiçoamento da administração pública municipal.
Em seu pronunciamento, Tomio pediu que aos novos gestores a continuidade dos trabalhos desempenhados pela AMMVI, bem como o aprimoramento das ações já desempenhadas e que tanto refletem na gestão municipal. "Para mim, foi uma honra presidir uma entidade tão séria e exímia, que busca o desenvolvimento regional por meio da integração de seus municípios" afirma.
Na ocasião, o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, apresentou as ações da entidade, equipe técnica, focos de atuação e formas de organização regional. Em pauta, assuntos como exigências legais de transição de governo, aspectos jurídicos e contábeis do primeiro ano de mandato, saneamento básico, saúde pública e movimento econômico também foram destaques.
Além disso, foi repassada aos novos gestores uma prévia do cronograma de cursos e treinamentos programados para 2009. "Teremos capacitações que iniciam já em janeiro e vão acontecer durante o ano todo, pois o primeiro ano de mandato é crucial para que os agentes públicos conheçam o complexo legal que envolve a administração municipal" destaca Corrêa.
Segundo ele, para 2009 estão planejados cursos nas áreas de contabilidade, orçamento, controle interno, tributação, licitação, contratos administrativos, recursos humanos, saneamento básico, engenharia e obras públicas, previdência, assessoria de comunicação, dentre outras.
Participaram da reunião os prefeitos atuais e reeleitos de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt; Blumenau, João Paulo Kleinübing; Guabiruba, Orides Kormann; e Rodeio, Carlos Alberto Pegoretti. Os prefeitos e vice-prefeitos eleitos de Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó também marcaram presença.
Para o presidente da AMMVI a reunião foi proveitosa e os gestores eleitos mostraram interesse pelo trabalho da entidade, bem como expuseram algumas preocupações que serão enfrentadas desde o dia 1º de janeiro do próximo ano. "O importante é que eles têm ao lado uma entidade de apoio e orientação que poderá auxiliá-los nas inúmeras tarefas, como também representá-los junto às outras esferas de governo" conclui.
II Seminário Novos Gestores e Legisladores Municipais
Reunida com prefeitos atuais e futuros, a AMMVI apresentou a programação preliminar do II Seminário Novos Gestores e Legisladores Municipais, promovido pela Associação no dia 12 de fevereiro de 2009. O evento aborda os principais temas da administração pública que necessitam de atenção dos novos gestores.
Durante todo o dia, os painéis serão apresentados por representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas do Estado e da própria AMMVI. Além disso, haverá uma programação paralela para as primeiras-damas, de forma a integrá-las as demandas da administração pública.
O seminário, realizado no Viena Park Hotel, em Blumenau, conta com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, primeiras-damas, secretários, servidores e profissionais da administração pública direta e indireta.
As inscrições são gratuitas, obrigatórias e podem ser feitas no portal da AMMVI (www.ammvi.org.br) a partir do mês de dezembro.
VI Congresso Catarinense de Municípios
A AMMVI está mobilizando os prefeitos, vice-prefeitos atuais e eleitos do Médio Vale do Itajaí para participar do VI Congresso Catarinense de Municípios, realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, no Centrosul, em Florianópolis. O congresso é considerado o maior evento estadual de gestão pública.
Ao todo, são mais de 20 palestras, que abordarão os principais temas e programas nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, agricultura, cultura, desenvolvimento social, gestão fiscal e inovação tecnológica.
O objetivo é discutir as principais temáticas que demandam maior atenção dos prefeitos e abordar as exigências de encerramento de mandato. O evento reunirá tanto os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores atuais, quanto os eleitos para a gestão 2009/2012, além de agentes políticos, secretários e técnicos municipais e representantes governamentais do Estado e da União.
O Congresso é executado pela Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). A programação completa e as inscrições estão disponíveis no portal www.egem.org.br .
Michele Prada
Assessoria de Comunicação
comunicacao@ammvi.org.br