"O espírito esportivo vale mais que mil palavras" afirmou o governador Luiz Henrique da Silveira na abertura oficial da 48ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na noite desta quinta-feira (20), em Rio dos Cedros. Neste ano, as cidades sedes dos jogos são Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó, repetindo uma parceria que deu certo em 2004.
O brilho e encanto da cerimônia emocionaram o público que, mesmo com a forte chuva que caía, lotou o ginásio Valmor Busarello. Ao público, foi explicado o significado da logomarca do evento que, nesta edição, apresenta os traços da colonização européia tão presente nos municípios sedes. O chapéu alemão e o penacho com as cores das quatro cidades – sinalizando os traços europeus – circundado pelos nomes dos municípios anfitriões – denotando união.
União dos 95 municípíos participantes foi o tema central da solenidade de abertura, abrilhantada por coreografias baseadas nos quatro elementos da natureza: fogo, terra, água e ar. Após a entrada das delegações inscritas, ocorreu o acendimento do fogo simbólico pelos atletas Leonardo Moreira (Indaial), Edson Wolkmann (Pomerode), Morgana Berteli (Rio dos Cedros) e José Bagio (Timbó).
Para o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, a realização dos Jasc é uma demonstração de que os sonhos de Artur Schlosser, fundador dos jogos, continuam vivos no estado. Já para o prefeito de Rio dos Cedros, Hideraldo Giampiccollo, a união das quatro cidades para sediar os jogos é uma prova que "não temos limites para o que queremos fazer" disse.
Em seu pronunciamento, o prefeito anfitrião disse ainda que apesar de Rio dos Cedros estar sendo castigada pelas constantes chuvas, tudo tem sido feito para que os jogos ocorram da melhor maneira possível. "A todos, nossos votos que o espírito esportivo prevaleça acima de tudo!"
Nos dez dias dos Jasc, 11 municípios da AMMVI estarão competindo com suas delegações, são eles: Apiúna, Ascurra, Blumenau, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Participaram ainda da cerimônia alguns prefeitos dos municípios da AMMVI, bem como o secretário executivo, José Rafael Corrêa.
Para o presidente da AMMVI, Olímpio Tomio, prefeito de Indaial, a realização dos Jasc na região "enaltece o espírito de união e integração dos municípios, como também mostra que a disciplina e perseverança aprendidas por meio do esporte devem ser qualidades levadas para a vida toda, a fim de atingirmos nossos objetivos" declarou.
Michele Prada
Assessoria de Comunicação
comunicacao@ammvi.org.br