Desde a segunda-feira, 24 de novembro, quando decretou Estado de Calamidade Pública em Brusque, a prefeitura tem contratado máquinas e equipamentos para a recuperação das vias públicas e a reconstrução da cidade.
Até a manhã de ontem (26), já foram contratadas 16 escavadeiras hidráulicas, cinco tratores de esteira, nove pá carregadeiras, 11 retro-escavadeiras, três caminhões pipas e 37 caminhões basculantes. Além destas máquinas e caminhões contratados especialmente para atender as emergências surgidas em conseqüência da enchente, a secretaria de Obras também está atuando em várias frentes de trabalho com a sua própria patrulha mecanizada.
Todos estes equipamentos, segundo o prefeito Ciro Marcial Roza, estão sendo utilizados para a reconstrução das cabeceiras de diversas pontes que foram destruídas pela força das águas, a remoção das centenas de barreiras que impedem parcialmente ou totalmente o trânsito em alguma vias públicas.
O prefeito explica ainda que a prioridade atual é a remoção de barreiras e a reconstrução de pontes e vias públicas para normalizar as condições de trafegabilidade na cidade. Acrescenta que a remoção de terras que atingiram residências também será efetuada, mas que este serviço não será feito de imediato, uma vez que estas áreas oferecerem riscos e estão muito molhadas.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Brusque