Esforços em Gaspar se concentram em atender desabrigados

Com as cheias e com o excesso de chuvas que causaram diversas ocorrências graves no município de Gaspar, equipes compostas de membros da Defesa Civil, secretaria de Transportes e Obras, prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Civil e Rodoviária, trabalham incessantemente desde a última sexta-feira (21). Os principais esforços estão na tentativa de acesso a pontos isolados do município, no abastecimento de abrigos com alimentação, medicamentos, colchões e demais materiais necessários e na orientação da população em relação à saída de residências.

De acordo com informações da Procuradoria Geral do Município, já foram estabelecidos contatos com a Defesa Civil Estadual que doou 500 cestas básicas. A administração municipal busca ainda novas doações junto as empresas e ao governo do estado. Os desabrigados estão sendo levados ao ginásio de esportes João dos Santos e a escolas municipais. Muitas localidades seguem sem informações devido à comunicação difícil.

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, que esteve em Blumenau neste domingo, 23, reiterou o pedido de auxílio ao presidente Luis Inácio Lula da Silva. Os municípios do Vale do Itajaí, como Gaspar, Blumenau, Brusque e Itajaí, estão entre os mais atingidos. Helicópteros estão sendo deslocados à região para o resgate em regiões de díficil acesso.

Voluntários podem se dirigir à secretaria de Transportes e Obras, onde os esforços estão sendo concentrados. Doações podem ser feitas no local ou em abrigos.

As entradas da cidade estão dificultadas. Em Ilhota, o rio Itajaí-Açu invadiu a pista da SC-470 em alguns pontos. Barreiras também caíram na estrada, interditando a rodovia. A BR-470, que liga Blumenau à BR-101 também está interditada, devido à explosão de tubulação de gás ocorrida na madrugada de sábado, 22 de novembro. Algumas informações indicam que nova explosão aconteceu no domingo. Na estrada que liga Brusque a Gaspar também houve deslizamentos e a estrada está interditada em alguns pontos.

Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar