Helicópteros da Defesa Civil transportam mais de 15 toneladas de alimentos

Em dois dias de operação, os 17 helicópteros colocados à disposição da Coordenadoria-geral de Operações Aéreas da Defesa Civil levaram cerca de 15 toneladas de mantimentos e água potável para as áreas atingidas pelas chuvas no Vale do Itajaí. O volume de material exigiu 145 viagens até os pontos de distribuição.

A operação comandada pelo coordenador do COADC, tenente-coronel PM Milton Kern Pinto, mobiliza os helicópteros de grande porte das forças armadas para a condução dos víveres a locais pré-escolhidos para o transbordo a aeronaves de pequeno porte. Elas são responsáveis pelo transporte da comida às áreas isoladas.

"É uma verdadeira operação de guerra para levar esperança à população", sintetizou o secretário de Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet em reunião com os 72 pilotos e tripulantes no encerramento das operações desta quarta-feira (26). Benedet disse aos militares envolvidos que o governador Luiz Henrique aproveitou o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para sugerir a criação da Força de Defesa Civil do Brasil.

A sugestão, de acordo com o secretário, foi imediatamente repassada ao ministro da Defesa, Nélson Jobim, para estudo. A Força de Defesa, conforme o secretário, deverá contar com aeronaves e pilotos de todos os governos dos estados.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação.