Chuvas atingem sede da AMMVI

As fortes chuvas que assolaram o Estado, especialmente o Médio Vale do Itajaí, no último fim de semana, provocaram prejuízos também na sede da AMMVI, em Blumenau. As águas invadiram o térreo e a garagem da entidade, chegando a 1,5 metros de altura.

Na terça (25) e quarta-feira (26), os colaboradores da AMMVI se uniram para fazer uma limpeza prévia do local. Agora, a entidade está contabilizando os prejuízos. A previsão é que na próxima segunda-feira, 1º de dezembro, a Associação volta a atender em seu expediente normal, das 8h às 17h30.

"A enxurrada dos últimos dias trouxe perdas materiais que ainda poderão ser recuperadas. Entretanto, a situação mais lamentável está no número de vidas perdidas que vêm aumentando a cada dia, deixando um luto na história do Vale do Itajaí e uma imensa dor nas famílias atingidas" afirma José Rafael Corrêa, secretário executivo da AMMVI.

Embora todo o corpo técnico não tenha retomado as atividades normais, a AMMVI está trabalhando de forma a oferecer aos municípios atingidos o apoio e a orientação possível e necessária. O presidente da entidade, Olímpio Tomio, prefeito de Indaial, reforçou a importância da sensibilização da sociedade catarinense em ajudar as regiões atingidas. As doações podem ser entregues nas prefeituras ou na Defesa Civil do município.

A AMMVI está contatando ainda as outras associações de municípios do estado para auxiliar na mobilização e coleta de donativos às famílias atingidas. Para o transporte dos gêneros, a Associação pediu auxilio a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, a qual irá articular junto às outras SDRs, de forma que os itens arrecadados cheguem às regiões de calamidade.

Além disso, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) emitiu ofício as associações de municípios não atingidas pelas catástrofes dos últimos dias, sugestionando mobilização na organização e coleta de mantimentos para as associações microrregionais cujos municípios foram fortemente prejudicados, dentre elas está a AMMVI.

O presidente da AMMVI manifesta apoio aos desabrigados, desalojados, e todas as famílias atingidas e aos prefeitos do Médio Vale. "Embora o momento esteja sendo doloroso a todos na região, temos a certeza que em breve nossas cidades estarão reconstruídas, pois temos como diferencial a força, coragem e perseverança do povo ordeiro e trabalhador que habita o Vale do Itajaí" destaca. "Essa catástrofe não destruirá a qualidade de vida de nossa bela região, nem tampouco a alegria de seu povo batalhador" conclui.

Michele Prada
Assessoria de Comunicação
comunicacao@ammvi.org.br