Segundo relatório divulgado pela Epagri/Ciram na noite de quinta-feira (27), a Defesa Civil Estadual alerta os catarinenses para a previsão do tempo nos próximos dias. A situação ainda é crítica, mas a tendência é de baixar a água lentamente, com risco especialmente de deslizamentos nas encostas.
O tempo permanece instável, na faixa Leste de SC, em especial da Grande Florianópolis ao Norte do estado, com muitas nuvens e condições de chuva isolada, ainda por influência da circulação marítima (deslocamento de umidade do mar para o continente provocado pelo giro de um sistema de alta pressão com centro no mar).
Do Oeste ao Litoral Sul, tempo mais firme com sol, aumento de nuvens e condições de pancadas isoladas de chuva no final do dia, devido ao aquecimento e ao deslocamento de um frente fria pelo RS.
Previsão para o final de semana
De Florianópolis ao Litoral Norte e no Vale de Itajaí, muitas nuvens com chuva alternando com aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, tempo mais firme com predomínio de sol e condições de pancadas muito isoladas de chuva entre a tarde e noite, devido ao calor.
Umidade do ar muito elevada no Leste do Estado e baixa nas demais regiões. Temperatura elevada no interior do estado e estável no Litoral. Ventos de leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.
Para minimizar os riscos, o Dedc recomenda, no caso de alagamentos, que a população evite o contato com as águas que podem estar contaminadas, causando doenças. Também é aconselhável não dirigir em lugares alagados. Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos precisam ficar atentos, no caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes.
No caso de emergência a comunidade deve acionar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, através do telefone 199. A Defesa Civil do Estado tem plantão de atendimento de 24 horas. O telefone para contato é o (48) 3244 0600. O alerta é até domingo.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação