O município de Benedito Novo contabilizou até o último sábado, 29 de novembro, aproximadamente 200 famílias desalojadas, somando algo em torno de mil pessoas fora de suas casas. Outras áreas consideradas de risco foram identificadas por um geólogo e um engenheiro florestal que estão acompanhando as vistorias.
A partir destas avaliações, foram identificadas as áreas: Tifa Girelli, Beco Theilacker, Rua Rodeio, Santa Rosa, Rio Ferro, Rio Cunha, Rio Tigre, Rio Fortuna, Travessão do Tigre, Ribeirão dos Russos e Ribeirão das Antas. As famílias que ainda permaneciam em suas casas já foram notificadas.
O monitoramento destas áreas e o resgate de moradores tem sido realizado com helicópteros e voluntários dos Clubes de Moto e Jeep locais e de cidades vizinhas. A maior parte das famílias está alojada em casa de familiares – em torno de 90%. O menor número, próximo a 100 pessoas, está em oito alojamentos públicos: pavilhão municipal, escolas e salões de igrejas, sendo assistidas por vizinhos e pela administração municipal, por meio de doações.
Para o prefeito Carlindo Alberto Persuhn, a solidariedade da sociedade em geral e órgãos governamentais tem sido fundamental na manutenção do bem-estar das famílias atingidas. "Agradecemos a todos que têm colaborado doando alimentos, água, leite, roupas, colchões e cobertores, e, principalmente o seu tempo" declara.
Doações ao município via depósito bancário ou transferência podem ser feitas pela conta corrente abaixo:
Banco do Brasil
Agência: 2858-4
Conta Corrente: 9.988-0
Favorecido: Fundo da Defesa Civil de Benedito Novo
Fonte: Ascom AMMVI