A Coordenadoria Geral de Operações Aéreas da Defesa Civil inicia na manhã deste sábado (6), juntamente com o Departamento de Geociências da Universidade Federal de SC, Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e os Institutos de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Geológico (IG), a análise para liberação parcial e gradativa das áreas de risco, localizadas no complexo do Baú. Os locais serão avaliados conforme condições de solo e de tempo para possível liberação.
Em caso de chuva nestas regiões, a operação pode ser suspensa. Além deste trabalho de inspeção, também continuam as ações em busca de corpos nos municípios atingidos, principalmente na região do Vale do Itajaí. O Complexo da Baú, localizado entre Ilhota e Luis Alves, foi um dos locais mais atingidos pelas fortes chuvas em Santa Catarina. Trinta e sete pessoas morreram soterradas por causa de deslizamentos em Ilhota. Em Luis Alves, foram dez.
Na manhã deste sábado, a Defesa Civil Estadual registra 120 óbitos e 31 desaparecidos. São 32.946 desalojados e desabrigados, sendo 5.710 desabrigados e 27.236 desalojados.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação