Amanhã (12), na segunda visita ao Estado em pouco mais de duas semanas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai caminhar pelo Porto de Itajaí e em um abrigo de Blumenau. Na primeira vinda, dia 26 de novembro, Lula apenas sobrevoou as áreas atingidas pela catástrofe, e teve de interromper o vôo antes de chegar ao Médio Vale devido ao mau tempo. Desta vez, vai observar melhor todos os estragos que a enchente e as enxurradas provocaram no Vale do Itajaí.
A previsão é que o presidente chegue ao Aeroporto de Navegantes perto das 14h, vindo de Belo Horizonte, e sobrevoe de helicóptero as cidades de Gaspar, Ilhota e Luís Alves. Deve descer no Estádio do Sesi, em Blumenau e ir direto para a Escola Básica Municipal Vidal Ramos, no Bairro Vorstadt, onde funciona um abrigo. Ali, quase 300 pessoas, a maioria da Rua Pedro Krauss – uma das áreas mais atingidas por deslizamentos – dividem o espaço. A prefeitura cogitou levá-lo até o Parque Vila Germânica, no Bairro Velha, onde ocorre a triagem das doações, mas por questão de logística, os planos foram alterados.
Depois desta visita, o presidente deve voltar a Itajaí, onde vai conhecer os estragos no Porto Municipal. A comitiva presidencial ainda não foi totalmente definida. Mas a senadora Ideli Salvatti (PT) confirmou a presença da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e do secretário Especial de Portos, Pedro Brito. A agenda oficial e os integrantes da comitiva serão definidos hoje.
Fonte: Jornal de Santa Catarina, edição nº 11493, de 11/12/2008.