AMMVI entrega pauta de reivindicações ao presidente Lula, durante visita ao Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu das mãos do prefeito de Indaial e presidente da AMMVI, Olímpio Tomio, a pauta de reivindicações da entidade para a recuperação e reconstrução dos municípios atingidos pelo desastre natural que assolou o Médio Vale do Itajaí. O documento foi entregue durante reunião no aeroporto de Navegantes, logo após o desembarque da comitiva presidencial, às 13h40 de hoje (12).

O pleito que representa os anseios dos prefeitos dos municípios atingidos, foi elaborado pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí na manhã desta sexta-feira, durante a assembléia geral ordinária da entidade. O texto sugestiona medidas que vêm de encontro ao atendimento das necessidades dos municípios, de forma que possam contar com o comprometimento dos governos federal e estadual na reconstrução das cidades atingidas.

Para o presidente da AMMVI, a economia, infra-estrutura e habitação da região foram fortemente abaladas e precisam de vultosos investimentos e apoio das esferas de governo. "Isso sem falarmos no número de óbitos que deixam seqüelas imensuráveis às famílias" afirma.

Conforme o documento, as reivindicações fazem referência principalmente a transferência de recursos, financiamento e agilidade nos processos. "Neste momento, a intervenção e iniciativa tanto da União quanto do Estado são de primordial importância, uma vez que devemos dar prosseguimento às ações e recuperar as perdas" ressalta Tomio.

Ao todo, o documento traz 12 pedidos, que também foram entregues ao governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira e a senadora e coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, Ideli Salvatti. O presidente da AMMVI destaca que entre as sugestões, está a postergação do pagamento das dívidas dos municípios atingidos com a União e a contrapartida desses nos convênios firmados.

"Pleiteamos também o financiamento e apoio ao pequeno empreendedor na compra de equipamentos, bem como mais recursos para a agricultura e linha de crédito para recuperação produtiva" reitera Tomio. Segundo ele, os prefeitos esperam ainda a liberação ainda este ano das emendas orçamentárias dos contratos já em andamento.

O presidente da AMMVI explica ainda que uma das reivindicações dos prefeitos já foi alcançada: liberação integral de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para todos os municípios atingidos pelo desastre. "Esta já é uma vitória, pois o cidadão será diretamente beneficiado e poderá contar com um recurso que já é dele, fomentando ainda a economia local" comemora.

Em sua passagem pelo Estado, Lula sobrevoou as cidades atingidas pelas enchentes ou deslizamentos de terra no Vale do Itajaí, além de visitar um abrigo público no município de Blumenau. Antes de pegar o helicóptero rumo a Itajaí, onde visitou o porto, Lula falou rapidamente com a imprensa e afirmou que o governo federal está disposto a fazer muita coisa para reerguer Santa Catarina.

Acesse abaixo o documento da AMMVI.

Fonte: Michele Prada, assessoria de comunicação – Ascom Ammvi.