Discutir sobre o desastre natural ocorrido em Santa Catarina, especialmente no Vale do Itajaí, foi o objetivo da reunião técnica ocorrida na manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro, na sede da AMMVI, em Blumenau. O encontro contou com a participação de técnicos dos municípios da região, oportunizando o entendimento da catástrofe e o esclarecimento de dúvidas.
O geólogo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Juarez José Aumond, iniciou a reunião explicando as causas e os efeitos da considerada maior tragédia geoclimática brasileira, e a ocorrência dos escorregamentos na região. Segundo o geólogo, a morfologia da paisagem, os solos profundos, o desmatamento, a drenagem inadequada e a quantidade de chuvas foram as causas dos milhares de deslizamentos ocorridos. Aumond apontou ainda algumas soluções para cada caso de escorregamento.
O engenheiro civil da Defesa Civil de Blumenau, Joni Machado, apresentou o plano de ação do município para atender a calamidade pública. Segundo ele, o objetivo imediato é planejar e operacionalizar ações de resgate, ajuda e retirada da população de áreas de iminente risco. "Já em curto prazo, é necessário estabelecer e operacionalizar parâmetros técnicos para tratamento de áreas atingidas pelo desastre" acrescenta.
Ao final da reunião, foi apresentada uma proposta de implantação do Sistema Regional de Defesa Civil do Vale do Itajaí. Segundo José Corrêa de Negredo, técnico da Defesa Civil de Blumenau, o sistema vem trazer solução para a integração da gestão regional sob o foco da Defesa Civil. Esta, por sua vez, é implantada somente em poucos municípios do Vale do Itajaí, não operando com estrutura adequada na maioria deles.
Segundo a proposta, o sistema pode atuar em quatro fases: prevenção de desastres, preparação para emergências e desastres, resposta aos desastres, e reconstrução e recuperação. Negredo destaca que, dentre as finalidades do sistema, está o planejamento e a promoção da defesa permanente contra desastres naturais e incidentes na região do Vale do Itajaí, e atuação na iminência e em circunstâncias de desastres.
Além disso, o sistema objetiva realizar estudos, avaliar e reduzir riscos de desastres, bem como prevenir e minimizar danos, socorrer e assistir populações afetadas, reabilitar e recuperar os cenários dos desastres.
Técnicos da AMMVI também acompanharam a reunião para, em conjunto com os municípios, implementar melhorias na região e buscar soluções que atendam a todas as demandas.
Abaixo seguem os documentos apresentados na reunião.
Fonte: Michele Prada, assessoria de comunicação – Ascom Ammvi.