Governador discute com prefeitos situação dos desabrigados no Estado

O governador Luiz Henrique da Silveira, e o vice-governador Leonel Pavan realizaram na manhã da sexta-feira (12), na prefeitura de Itajaí, uma reunião com os prefeitos das regiões mais afetadas pelas fortes chuvas que castigaram Santa Catarina para avaliar a situação dos desabrigados. As famílias deverão ser transferidas a outros locais devido ao início de obras e preparação para o ano letivo.

Acompanhado do secretário-executivo do Grupo de Reação, Geraldo Althoff; do secretário da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso; e do diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, o governador ouviu um relato aos prefeitos de cada município sobre as condições dos desabrigados e como será definido o futuro destas famílias.

"Viemos tratar dos desabrigados, das pessoas que perderam suas casas com esta tragédia, para amenizar a situação deles e liberar recursos para indenização de serviços de limpeza e desobstrução realizados em ruas e rodovias", explicou o governador.

Um relatório apresentado ao governador pela Defesa Civil mostra que 6.215 pessoas estão sem casa e abrigadas em 98 locais. Cerca de R$ 7,18 milhões foram liberados às Secretarias Regionais para repasse aos municípios afetados. Para isto, as prefeituras deverão entrar em contato com as SDRs para que encaminhem os documentos necessários para a liberação dos recursos.

Luiz Henrique anunciou que a Celesc está comprando três mil geladeiras aos municípios atingidos. Informou também que o governo do Paraná iniciou uma campanha com empresários e consumidores para doações em contas de luz. "A empresa Tecnovidro doará vidros cortados para janelas, conforme a necessidade dos municípios, e o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, enviará 1.500 metros cúbicos de madeira cortada e tratada para a reconstrução de casas".

O prefeito de Blumenau, João Pulo Kleinübing, participou do encontro e representou todos os prefeitos da AMMVI. Em nome deles, ressaltou a necessidade de contratação de profissionais especializados para avaliação das áreas de risco, a fim de garantir a segurança da população no retorno às suas casas.

Após apresentação da situação dos desabrigados pelos municípios de Blumenau, Luis Alves, Ilhota, Itajaí, Benedito Novo, Gaspar, Antônio Carlos, Indaial, Camboriú, Brusque, o governador confirmou a atuação de geólogos, geógrafos, sismólogos e hidrólogos em um programa de investigação científica para estudar o que aconteceu com o solo destas regiões afetadas pelas chuvas. Será realizado ainda um relatório com prospectos de construções que podem minimizar as enchentes no Estado.

Ao final, o governador garantiu que a Defesa Civil do Estado também auxiliará na mudança de famílias que migraram ao Litoral para que retornem aos municípios de origem.

Fonte: Ascom Ammvi.