As chuvas de segunda-feira (15) e da madrugada desta terça-feira (16) provocaram novos problemas em, pelo menos, seis municípios de Santa Catarina. Conforme registro no Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), a cidade mais afetada é Palhoça, onde mais de dez bairros enfrentam alagamentos. No Morro do Baú, no município de Ilhota, a Defesa Civil suspendeu todas as ações de desobstrução de ruas, reconstrução e busca de vítimas fatais. O departamento permanece em situação de alerta devido à continuidade das chuvas e aos riscos de novos deslizamentos e alagamentos durante esta terça-feira.
Alerta: Para as próximas 12 horas, a Epagri/Ciram mantém a previsão de tempo instável com céu encoberto e chuva persistente ao longo do dia, na região Leste do Estado. A chuva poderá ser de intensidade moderada a forte em alguns momentos. O acumulado deve variar entre 40 e 60 mm, entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí; e de 50 a 80 mm na região próxima a Joinville, podendo provocar mais problemas de alagamentos e deslizamentos.
Diante das previsões, o Dedc recomenda a atenção da população devido aos riscos de deslizamento e mais alagamentos. Para garantir a segurança das pessoas, especialmente nas áreas de encostas e morros, a Defesa Civil solicita que qualquer sinal de deslizamento, como inclinação de árvores, movimentação do solo ou rachaduras, seja imediatamente comunicado à Defesa Civil do município, através do 199. No caso de alagamento, a população deve evitar o contato com a água, já que pode estar contaminada e provocar doenças. Também é aconselhável não dirigir em lugares alagados.
"É importante que a população fique atenta e que no caso de risco atenda às recomendações da Defesa Civil. Muitas pessoas morreram soterradas porque não obedeceram as determinações técnicas e permaneceram em regiões de risco", ressalta Alves.
O Dedc está monitorando a situação dos municípios onde houve maior registro de chuva e continua trabalhando em plantão de atendimento de 24 horas. O telefone para contato é o 48 – 3244 0600.
Fonte: Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania.