Prefeitos da AMMVI participam de encontro com comissão que discute calamidade no Estado

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), lideranças políticas de toda a região e representantes da sociedade estiveram reunidos hoje (6) com os membros da Comissão Externa da Câmara para Acompanhamento da Calamidade em Santa Catarina, presidida pelo deputado Paulo Bornhausen.

No encontro, o presidente da AMMVI, João Paulo Kleinübing, prefeito de Blumenau, reafirmou que existe uma grande preocupação da Associação com a reconstrução dos municípios atingidos, meta esta defendida pelo prefeito desde sua posse como presidente da Associação.

Em seu pronunciamento, Kleinübing fez o primeiro pleito à Comissão Externa: pediu o cumprimento da promessa de R$ 150 milhões para habitação popular para Santa Catarina. "Estes recursos são fundamentais para darmos início ao processo de reconstrução, para que a população atingida seja atendida o quanto antes, pois estão há mais de 100 dias sem suas casas" ressalta.

O diretor da Defesa Civil Nacional responsável pelo departamento de reconstrução e reabilitação, José Luis D´Ávila Fernandes, explicou que a burocracia existente é necessária e que os municípios precisam treinar profissionais para que eles estejam preparados para atuar em momentos como estes.

"O município é a base de apoio que fornece as informações para a liberação de recursos, se isto não funciona, o dinheiro não vem" afirma D´ávila. Segundo ele, a preocupação com a preservação é fundamental, uma vez que a cada R$ 1,00 gasto com a prevenção, são economizados 20,00 reais.

O diretor da Defesa Civil Estadual, Major Márcio Luiz Aves, afirmou que Blumenau foi uma das cidades mais afetadas pelas chuvas e desabamentos de novembro de 2008. "Já que a região foi a mais atingida, especialmente Blumenau, precisamos do empenho e união da sociedade civil e poder público para reconstruirmos a região. Esse desafio vai levar mais de mais de dois anos" destaca o presidente da AMMVI.

Participaram da reunião os prefeitos de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt; Ascurra, Moacir Polidor; Benedito Novo, Laurino Dalke; Blumenau, João Paulo Kleinübing; Botuverá, Zenor Francisco Sgrott; Gaspar, Pedro Celso Zuchi; Guabiruba, Orides Kormann; Indaial, Sérgio Almir dos Santos; Rodeio, Carlos Alberto Pegortti; Timbó, Laércio Schuster Junior; a vice-prefeita de Pomerode, Gladys Knaesel e o vice-prefeito de Blumenau, Rufinus Seibt.

Visitas ao Estado

Além do Médio Vale do Itajaí, os representantes da Comissão Externa realizam reunião em outras regiões do Estado – Norte, Litoral, Sul e Foz do Rio Itajaí – objetivando reunir as reivindicações dos municípios atingidos pelo desastre natural e discutir ações de prevenção.

Para o presidente da Comissão, deputador federal Paulo Bornhausen, os encontros têm três objetivos: fazer um balanço dos acontecimentos, especialmente das ações dos governos federal e estadual nas regiões; identificar os problemas que persistem e combinar uma intervenção entre os poderes para solucioná-los; e debater e definir formas de prevenção de desastres na região.

Na reunião em Blumenau, estiveram presentes os senadores catarinense Neuto de Conto e Raimundo Colombo; os deputados federais de Santa Catarina Décio Lima, João Matos e Paulo Bornhausen. Dentre os deputados estaduais estavam presentes Adherbal Ramos Cabral, Ana Paulo Lima, Giancarlo Tomelin e Jean Kuhlmann.

Fonte: Michele Prada, assessoria de comunicação – Ascom Ammvi.