A Federação Catarinense de Municípios e o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC) promovem o 5º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais, nos dias 14 e 15 de abril, em Blumenau.
O Congresso discutirá o sistema tributário e a arrecadação municipal, os aspectos legais e a operacionalização do controle interno, as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e o plano de contas. Os temas serão abordados por especialistas em contabilidade pública e representantes da Secretaria do Tesouro Nacional e Tribunal de Contas do Estado.
A novidade desta edição é a parceria da FECAM com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que realizará na sequência do Congresso, o Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, nos dias 15, 16 e 17 de abril, no mesmo local do Congresso, em Blumenau.
Segundo o diretor executivo da FECAM, Celso Vedana, os principais temas da contabilidade pública estarão em debate no congresso e no curso. "É uma oportunidade para conhecer todo arcabouço do sistema tributário municipal, as regras da contabilidade pública e os compromissos do controle interno, que contribuirão para a eficiência no controle e na gestão dos recursos públicos", disse.
Vedana chama a atenção dos servidores públicos municipais para as regras das inscrições no Congresso da FECAM e no Curso da STN. "Os interessados em participar das duas capacitações terão que efetuar sua inscrição até o dia 30 de março. Enquanto, que a inscrição só no Congresso estará disponível até o dia 13 de abril, ambas devem ser efetuadas no portal da Escola (http://www.egem.org.br/)", esclareceu.
O Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais é um dos principais eventos da FECAM, por reunir um dos maiores públicos de congressos realizados pela Federação. Na edição anterior, que aconteceu em Balneário Camboriú, mais de 400 servidores públicos municipais foram capacitados.
O Congresso conta com a parceria do Grupo Uniasselvi, Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e Tesouro Nacional. As entidades apoiadoras são Associações de Municípios de Santa Catarina, Colegiados de Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais, Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina, Tribunal de Contas do Estado. A realização é da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.
Clique aqui e acesse a progração do congresso.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecam.