Reforma da BR-470 termina em julho

BLUMENAU – Com cerca de 150 homens e 12 frentes de atuação, duas empresas trabalham para entregar as obras de recuperação da BR-470 no prazo. Resultado de um investimento de R$ 30 milhões, os consertos têm de ser concluídos até julho.

Os 125 quilômetros em recuperação foram divididos em dois lotes. O primeiro, do quilômetro 7, em Navegantes, até o 39,7, em Gaspar, é de responsabilidade da empresa Iccila. A empreiteira é responsável por três obras de contenção, três correções de talude (barranco), três trocas de bueiros, drenagem ao longo do trecho, além de uma correção na pista de rolagem entre cinco quilômetros.

A correção entre os kms 19 e 25, segundo o engenheiro do Departamento de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Elifas Levi Nolasco Marques, é a parte mais complexa do trecho, devido ao tráfego intenso na rodovia. A primeira etapa foi selar as trincas abertas embaixo do aterro, devido à infiltração de água durante a chuva de novembro. Depois será colocada uma camada de macadame com pedra maior, uma base de brita e o asfalto por cima.

– A intenção é corrigir as ondulações causadas pelo afundamento do terreno, as deformações na pista. As laterais também vão receber proteção – completa Marques.

O segundo trecho em obras da rodovia, do Km 39,7 ao Km 132, em Lontras, é recuperado pela empresa Cebemi, encarregada de arrumar oito locais com rupturas no asfalto, construir sete muros de contenção, retirar um desnível de pista e reconstruir um bueiro que rompeu. Além disso, já foram retirados cerca de 50 mil caminhões de barro (400 mil metros cúbicos) de 23 quedas de barreiras.

Marques lembra que as obras correm dentro dos prazos previstos e que a BR-470 está totalmente livre para o tráfego.

 

Os reparos

O que está sendo feito no primeiro lote, que vai do Km 7 ao K39,7, entre Navegantes e Gaspar:

– Contenções – muros de pedras amarradas com arame galvanizado são feitos nos kms 14, 17 e 27

– Correções de talude – foram concluídas nos kms 32, 34 e 37

– Drenagem – foram colocados quatro quilômetros de canaletas para drenagem profunda e superficial

– Substituição de bueiros – troca dos sistemas de captação de água, para proteger de infiltrações, ocorreram nos kms 9, 22,5 e 31

– Correção da pista de rolagem – obras do Km 19 aos Km 24. Durante os trabalhos há um sistema de intercalação do tráfego nos dois sentidos

– Conserto de ruptura de pista – ocorreu no Km 39, mas já foi corrigida, só falta finalizar com a camada de asfalto

O que está sendo feito no segundo lote de obras, entre os Kms 39,7 e 132, entre Gaspar e Lontras:

– Contenções – previstas para os Kms 45, 48, 49, 54, 57, 97 e 98

– Consertos de rupturas de pista com queda de barreira – kms 41 (explosão do gasoduto), 44, 46, 48, 57, 63, 87 e 121

– Solevamento – devido ao desmoronamento de uma barreira no Km 54, houve infiltração de água por baixo do pavimento, que levantou a estrutura do asfalto em cerca de 1,2m. O solevamento já foi retirado, mas a finalização do trabalho depende da remoção de um tubo da SC Gás (a empresa já está providenciando a retirada)

– Troca de bueiro – no Km 121, em Ibirama, houve o rompimento de um bueiro, devido ao represamento de água depois da chuva de novembro

Fonte: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

Fonte: Jornal de Santa Catarina, edição nº 11621, de 08/05/09, editoria Geral.

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