AMMVI e CIMVI participam de evento sobre ações de prevenção de cheias

Nesta quarta-feira, dia 6, representantes da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) participaram de um encontro para tratar de assuntos relativos ao planejamento de ações de prevenção de cheias no Vale do Itajaí. O evento, promovido pelo Comitê do Itajaí, aconteceu na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Na ocasião, houve três exposições. Na primeira, a professora Noemia Bohn, da Furb, discorreu sobre o papel e a atuação do Comitê do Itajaí como órgão integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Na segunda, a professora Beate Frank, também da Furb, mostrou o que já existe de conhecimento e planejamento sobre prevenção de cheias para a bacia. Encerrando as exposições, o professor João Luiz de Carvalho, da Univali, falou sobre o posicionamento do Comitê do Itajaí frente ao projeto JICA (Japan Internacional Cooperation Agency), desenvolvido por japoneses na década de 1980.

Na ocasião, foram apresentadas soluções que vêm sendo propostas há uma década, desde que integrantes do Comitê do Itajaí realizaram a Missão Europa, uma viagem de estudo à Alemanha e à Suíça para conhecer técnicas modernas de prevenção de cheias. Foi apresentada também a concepção de prevenção descentralizada e integrada de enchentes adotadas nos dois países europeus, como contribuição na decisão sobre a melhor opção na solução dos problemas do Vale.

Para a reunião na Assembleia, aberta ao público, foram convidados secretários de Estado, representantes de secretarias nacionais, membros da Defesa Civil, presidentes das Associações de Municípios, deputados, vereadores, membros de comissões parlamentares, reitores, secretários de desenvolvimento regional, ex-presidentes e membros do Comitê do Itajaí.

Representando a AMMVI, participaram do encontro a assessora de Saneamento Básico, Fabiana de Carvalho Rosa e o secretário executivo, José Rafael Corrêa. Já o CIMVI esteve representado pelo secretário executivo Valter Conrado de Araújo.

Fonte: Ascom Ammvi com informações do Comitê do Itajaí.