Programas habitacionais são apresentados aos prefeitos em assembleia da AMMVI

Programas habitacionais, retorno do ICMS, tributos municipais e saneamento básico foram alguns dos assuntos tratados na assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) realizada nesta segunda-feira (18), na sede da entidade, em Blumenau.

Na ocasião, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal no Vale do Itajaí, Elcio José Coelho Delara, apresentou aos prefeitos o programa habitacional do governo federal Minha Casa Minha Vida, que pretende construir um milhão de moradias até o fim de 2011.

Além deste, a Caixa colocou à disposição dos gestores públicos programas específicos de habitação para atender as necessidades de cada município. "A parceria entre o poder público e a Caixa é imprescindível para facilitar o trabalho e possibilitar a diminuição do déficit habitacional" disse Delara.

Outra preocupação dos prefeitos também esteve em pauta da reunião da AMMVI: a negativa de prorrogação do Auxílio-Reação, cujas famílias cadastradas receberam a última parcela este mês. "Muitas famílias ainda não estão estabelecidas e precisam continuar recebendo o benefício para que, de certa forma, possam retomar suas vidas" desabafa o presidente da AMMVI, João Paulo Kleinübing, prefeito de Blumenau.

Participaram da reunião os prefeitos de Apiúna, Ascurra, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó; o vice-prefeito de Benedito Novo; e representantes de demais municípios.

Saneamento Básico

Reunidos para a assembleia da AMMVI, os prefeitos do Médio Vale discutiram ainda a questão do saneamento básico nos municípios. Desde 2007, a AMMVI vem auxiliando os municípios na elaboração da Política e do Plano Municipal de Saneamento.

Na ocasião, foi apresentado o cronograma das atividades relacionadas ao saneamento, apontando as ações concluídas, as atividades que estão em desenvolvimento e os futuros encaminhamentos.

Fonte: Michele Prada, Ascom Ammvi.