AMMVI declara apoio ao projeto Furb Federal

"Apoio à federalização da Furb. Esta é a posição da AMMVI ao projeto Furb Federal, e os prefeitos da Associação não vão medir esforços para que este sonho seja concretizado". Com estas palavras o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, encerrou seu pronunciamento durante a sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em homenagem aos 45 anos de fundação da Universidade Regional de Blumenau.

O apoio à federalização da Universidade foi declarado também por todos os parlamentares, autoridades políticas e comunidade que participaram da solenidade, ocorrida na noite desta segunda-feira (8), no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.

Representando os prefeitos da AMMVI, Eccel destacou que Blumenau e o Vale do Itajaí não seriam os mesmos se não fosse a atuação da Furb na região. "As iniciativas da Furb vão ao encontro dos interesses dos municípios da AMMVI, buscando sempre o desenvolvimento regional sustentável" afirma.

Eduardo Deschamps, reitor de Furb, salientou que a passagem do aniversário é um momento propício para debater o futuro da instituição e do desenvolvimento regional. Na ocasião, o reitor salientou a importância do apoio de Paulo Eccel na aprovação do Artigo 170, que determina assistência financeira aos alunos matriculados nas instituições de educação superior.

Segundo Deschamps, o Vale do Itajaí é a única região de Santa Catarina que não contempla uma universidade pública no programa de expansão do Ministério da Educação. "Precisamos de uma universidade pública não só de direito, mas de fato." Para ele, o projeto Furb Federal segue tão importante quanto a duplicação da BR-470, uma vez que os dois pleitos caminham juntos em prol do desenvolvimento regional.

Em seu veemente discurso, o coordenador do Comitê Furb Federal, Valmor Schiochet, frisou que a instituição sempre esteve a serviço da comunidade e sua história é marcada pelo compromisso com o desenvolvimento local. "O projeto Furb Federal reconhece os 45 anos de luta de um povo pela educação, pelo acesso ao ensino superior gratuito de qualidade, e luta por uma política de Estado" completa.

Participaram também da sessão solene o prefeito de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn; o prefeito de Brusque, Paulo Eccel; o vice-prefeito de Blumenau, Rufinus Seibt; a vice-prefeita de Gaspar, Mariluci Deschamps Rosa; o secretário de Educação de Doutor Pedrinho, João Oslin Odorizzi; a secretária de Educação de Brusque, Gleusa Luci Fischer; e o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa.

Fonte: Michele Prada – Ascom Ammvi.

LEIA MAIS…

Próximos passos para a Furb Federal

Proposta passa por questões orçamentárias