Tem início nesta quinta-feira, dia 25, a série de oficinas públicas para dar continuidade à construção do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí. As oficinas são coordenadas pelo Comitê do Itajaí, por meio do Projeto Piava. A primeira, que abordará "metas de qualidade da água", será realizada em Brusque. O mesmo tema volta a ser discutido no dia 2 de julho, em Timbó. A série seguinte abordará "critérios de cobrança pelo uso da água", no dia 16 de julho, em Indaial.
O público-alvo são as entidades representativas de usuários de água, de órgãos do poder público – especialmente relacionados com a gestão ambiental – e de recursos hídricos, como também conselheiros municipais de meio ambiente, membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), pesquisadores e técnicos.
Para facilitar os trabalhos, as oficinas ocorrerão por conjunto de sub-bacias, e cada tema será discutido com os municípios pertencentes às sub-bacias do Itajaí-açu, Itajaí Mirim e de Luis Alves. Outros dois encontros reunirão os municípios que fazem parte das sub-bacias do rio Benedito e do Itajaí do Norte. Mais duas oficinas vão abranger os municípios das sub-bacias do Itajaí do Oeste e Itajaí do Sul.
Além de Brusque (na Unifebe, sala 2, bloco A) e Timbó (auditório da Prefeitura), a série "metas de qualidade de água" será promovida em Pouso Redondo (pólo da UFSC, ao lado da prefeitura), dia 9 de julho. O tema "critérios de cobrança pelo uso da água" foi definido para as oficinas de Indaial, dia 16 de julho, Ibirama, dia 23 de julho, e Ituporanga, dia 30 de julho, em locais a serem definidos. O horário não varia: sempre das 9h às 12h e das 13h30min às 16h.
As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser feitas pelo site do Comitê do Itajaí www.comiteitajai.org.br
Fonte: Assessoria de Comunicação do Comitê do Itajai.