O Comitê Técnico Científico, formado para elaborar o Plano Integrado de Redução de Desastres Naturais na Bacia do Itajaí, fará sua próxima reunião dia 22 de julho, em Brusque. O comitê – coordenado pelo Grupo Técnico Científico, do qual representantes da AMMVI e do CIMVI fazem parte – dividiu-se em três grupos: ações estratégicas, ações de preparação para emergências e desastres; e ações preventivas. Nessa próxima reunião os três trabalham separadamente pela manhã e à tarde reúnem-se para conhecer o andamento dos trabalhos de cada grupo.
A integração das diversas organizações – prefeituras, entidades estaduais, universidades, associações de municípios, entre outras – e o fato de que pela primeira vez em Santa Catarina a bacia hidrográfica é a unidade territorial que está sendo considerado para a elaboração de um plano desta natureza, trazem ânimo aos que há muito tempo defendem estas medidas como uma solução para a prevenção e a amenização dos desastres naturais no Vale do Itajaí.
Para a secretária executiva do Comitê do Itajaí, Beate Frank, coordenadora do grupo de ações estratégicas, não há outro caminho que não seja o da integração, do debate e da articulação entre estado, técnicos e sociedade. O presidente da Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz, que coordena o GTC, também está otimista com a evolução dos trabalhos, e tem estado presente em todas as reuniões dos grupos, participando ativamente das discussões e das deliberações.
Fonte: Ascom AMMVI com informações do Comitê do Itajaí.