3º Seminário de Agricultura em Curitibanos começa nesta terça-feira

Visando possibilitar o intercâmbio entre secretarias municipais de agricultura e técnicos do setor para fortalecer a organização desse segmento, a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) realiza nos dias 21 e 22 de julho, o 3º Seminário de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura do Estado de Santa Catarina. O evento, voltado para secretários e técnicos municipais de agricultura e técnicos das entidades parceiras dos municípios catarinenses, será realizado na cidade de Curitibanos.

A programação do evento conta com debates sobre experiências de sucesso na agricultura dos municípios catarinenses; plano Safra 2009/2010; sustentabilidade na agricultura familiar; e telefonia fixa e móvel nas áreas rurais.

Durante o encontro, será realizada a Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Secretários de Agricultura de Santa Catarina (Consasc), marcada para o dia 21, às 17h30, no auditório da Universidade do Contestado (UNC). Na ocasião, haverá apresentação do Conselho, do relatório de gestão 2006/2008 e do plano de trabalho para 2009. Outro ponto da pauta é a homologação dos membros do Colégio de Representantes e Eleição da Diretoria Executiva para o biênio 2009/2010. Também serão discutidos outros assuntos de interesse levantados pelos integrantes do conselho.

Agricultura em Santa Catarina

A atividade agrosilvopastoril no Estado tem importância fundamental no desenvolvimento socioeconômico da sua população. Essa condição fica evidente ao serem analisados os principais indicadores do setor, conforme aponta a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e do Centro de Estudos de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (CEPA). No Estado vivem mais de um milhão de pessoas no meio rural, distribuídas em quase trezentas mil propriedades agrícolas.

Cerca de 60% das exportações realizadas em Santa Catarina são produção do agronegócio. Diante desse dado, não se pode negar a contribuição da agricultura familiar à distribuição de renda na área rural, além do progresso e desenvolvimento trazido para todo o Estado.

Profissionalizar os trabalhadores do setor se torna fundamental para avançarmos rumo às soluções de questões relativas à preservação do meio ambiente e à necessidade de se aumentar a produção de alimentos. Assim, é imprescindível que os principais temas do setor sejam discutidos e analisados sob essa ótica, pelos técnicos e agentes públicos que atuam no dia a dia da agropecuária estadual.

Com esse intuito é que será realizado o 3º Seminário de Secretários e Técnicos Municipais de Agricultura do Estado de Santa Catarina, objetivando alinhavar ações integradas entre os municípios, capitaneadas pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) em conjunto com o Consasc, em parceria com as demais instituições que atuam no setor.

Fonte: Ascom Fecam.