Fundada em 2 de agosto de 1969, a AMMVI é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Seu principal objetivo é promover a integração administrativa, econômica e social dos municípios que a compõem, regendo-se por seu Estatuto. A sede localiza-se na cidade de Blumenau, que é a cidade pólo e também a sede da região metropolitana.
Atualmente a Associação é constituída pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Nestes 40 anos, a AMMVI esteve presente nos 14 municípios associados e estreitou os laços entre seus gestores e os representantes dos poderes públicos. Através disso, foi possível aprimorar a cadeia de relacionamento dos prefeitos, governos estadual e federal, órgãos legislativos e de fiscalização dos atos administrativos.
Por meio da luta dos prefeitos da AMMVI, articulados em conjunto com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e Confederação Nacional de Municípios (CNM), foi possível a aprovação de leis em favor dos municípios, a transferência direta de recursos do salário-educação, melhorias na legislação do Imposto sobre Serviços (ISS) e da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), e o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), há anos pleiteados.
A AMMVI conta ainda com o trabalho desempenhado pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), que atua em questões voltadas aos recursos naturais, infra-estrutura, saneamento básico, turismo e desenvolvimento regional. Atualmente, o CIMVI está contribuindo com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico para os municípios associados.
As melhorias implantadas pelo saneamento básico nos municípios da AMMVI trarão diretamente bons resultados na qualidade de vida dos munícipes e na saúde pública. Para esta área, os municípios contam ainda com a assessoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS). O consórcio busca o fortalecimento e união dos municípios associados para, em conjunto, trabalhar as especialidades e movimentar recursos dentro da região, diminuindo consequentemente as carências em saúde.
A AMMVI propicia ainda o aperfeiçoamento da administração pública por meio da realização de capacitações, cursos, treinamentos, seminários e palestras. Com um corpo técnico especializado, a AMMVI municia os gestores municipais, funcionários e servidores públicos com informações relevantes para a execução do trabalho diário, bem como presta assessoria nas áreas jurídica, contábil, orçamentária, controladoria, arquitetura, engenharia, planejamento urbano, saneamento, informática, movimento econômico e comunicação.
Além disso, desenvolve ações com base nos colegiados de Agricultura, Contabilidade, Controle Interno, Compras e Licitação, Educação, Movimento Econômico, Planejamento Urbano, Procuradores, Recursos Humanos, Saúde e Tributação.
Michele Prada/Ascom AMMVI