Antecipada reunião com governador sobre o vírus Influenza

A reunião entre o conselho político da Fecam e o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, que estava marcada para o dia 20, foi atencipada para segunda-feira (17), às 10 horas, na Casa D´Agronômica. No encontro, serão tomadas decisões sobre a postura que os municípíos catarinenses irão adotar frente ao quadro de evolução do vírus Influenza A (H1N1) em Santa Catarina

O objetivo é esclarecer dúvidas e debater sobre os decisões que os prefeitos devem tomar frente ao surto da doença. Representando a AMMVI, participarão da reunião o secretário executivo, José Rafael Corrêa, e um membro da Diretoria Executiva da entidade. O governador; o secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem; e o secretário de Estado de Coordenação e Articulação, Valdir Cobalchini também confirmaram presença. 

O secretário Cobalchini deixou claro que não há motivo para pânico, e que os casos, tanto os suspeitos quanto os confirmados, estão sob controle do governo.

Cerca de 30 municípios catarinenses decretaram situação de emergência, e o próprio Estado, inclusive, fez o mesmo, para facilitar os trabalhos. Segundo Colbachini, o índice de óbitos em Santa Catarina em função de casos de gripe comum não se alterou. De 2007 e 2008, 70 pessoas foram vítimas da doença e, até o momento, cinco pessoas morreram em razão da gripe A.

Fonte: Ascom AMMVI com informações da Fecam.