Na segunda-feira (17), representantes dos Municipios, associações microrregionais e fundações culturais se reuniram em Florianópolis para dar continuidade a ações propostas no planejamento para as áreas de turismo e cultura, bem como discutir prioridades levantadas por cada microrregião.
Ao expor os encaminhamentos da Fecam no setor, a assessora de turismo, Raquel Rodrigues, destacou que é importante promover encontros e discussões para abordagem de políticas públicas, que buscam apontar caminhos para o desenvolvimento sustentável dos municípios tendo a atividade turística como meio de fortalecimento econômico e cultural dos municípios catarinenses. Ainda foram apresentadas ações da Federação realizadas para promover a integração de lideranças regionais: a proposta de criação do colegiado de turismo e cultura objetivando a realização de seminários e cursos visando a capacitação e a sensibilização dos gestores para o aproveitamento das potencialidades turisticas locais e regionais de forma planejada. Também o coordenador de tecnologia da informação da entidade, Emerson Souto, falou sobre os trabalhos da Federação ao apresentar o novo modelo do menu turismo no portal institucional dos municípios e a proposta de reestruturação do portal GuiaSC, ferramentas de promoção e divulgação do turismo municipal.
Na ocasião foi feito o lançamento do 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico Municipal, que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro em Balneário Camboriú e contará com a presença de especialistas e autoridades, que discutirão o planejamento participativo do turismo em âmbito estadual, regional e municipal e o papel dos atores envolvidos no processo. O grupo aproveitou para organizar as regiões para divulgação de seus atrativos e produtos turisticos que serão expostos no workshop do primeiro dia do evento.
Sobre a área da cultura, foram levantadas questões relacionadas às conferências municipais e à proposta de formalização do Conselho dos Dirigentes Municipais do setor. Para o diretor de cultura do município de Maravilha, Jone Schuster, há um anseio coletivo em todo o Estado para que o setor se desenvolva. Por isso, segundo Schuster, a organização municipal e regional é de extrema importância para a mobilização, e a Fecam, como entidade de integração, tem papel fundamental para continuidade dos projetos.
Fonte: Ascom Fecam.