Gripe A: Boletim atualizado em 19 de agosto

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira, 19 de agosto, que subiu para 10 o número de óbitos confirmados, em Santa Catarina, em decorrência do vírus Influenza A (H1N1). A Vigilância Epidemiológica do Estado também realizou uma atualização no sistema de notificação de casos relacionados à gripe A, em que os números atuais são: 58 óbitos em investigação, 10 óbitos confirmados, 8 óbitos não relacionados ao vírus H1N1, 1269 casos em investigação, 161 casos confirmados, e 288 casos descartados.

Entre as novas medidas para o enfrentamento da gripe A no Estado estão: a determinação de que toda Secretaria de Desenvolvimento Regional deverá ter plantão permanente de um profissional de Vigilância Epidemiológica; o anúncio de que toda internação clínica com diagnóstico de DRAG (Doença Respiratória Aguda Grave) terá cobertura do Sistema Único de Saúde, mesmo quando acima da PPI Hospitalar; a divulgação de uma Nota Técnica com orientações específicas para os profissionais da área odontológica; a realização de uma webconferência específica para os profissionais médicos, sobre as mudanças no Protocolo de procedimentos para o manejo de casos internados com suspeita de Influenza A.

Atualmente, cerca de 50 municípios já dispõem de Unidades de Referência para o atendimento de pacientes com doenças respiratórias e síndrome gripal. Na região da AMMVI, possuem Centro de Triagem os municípios de Blumenau, Brusque, Gaspar e Indaial.

A SES reforça a necessidade de que cada cidadão faça a sua parte no controle da gripe A, seguindo à risca as normas de higiene respiratória, orientando os menores que estão sob sua responsabilidade e evitando ambientes públicos diante da menor suspeita de gripe.

Acompanhe abaixo a situação atual dos municípios da AMMVI, conforme dados da SES:

Município Residência

Casos em Investigação Casos Confirmados Casos Descartados Total
Apiúna 2 3 5
Ascurra 2 2
Benedito Novo
Blumenau 27 9 25 61
Botuverá
Brusque 10 1 4 15
Doutor Pedrinho
Gaspar 8 1 9
Guabiruba
Indaial 16 3 19
Pomerode 4 1 5
Rio dos Cedros 1 1
Rodeio 1 1
Timbó 8 2 10

Fonte: Ascom AMMVI com informações da SES.