Estão abertas até o dia 31 deste mês as inscrições para a quarta edição do Prêmio Professores do Brasil. A Portaria nº 786, publicada no Diário Oficial da União de 17 de agosto, regulamenta o prêmio nas categorias educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Podem concorrer professores das redes públicas das três etapas da educação básica, que desenvolvem experiências pedagógicas com impacto positivo no aprendizado dos alunos. Práticas pedagógicas compreendem jogos, brinquedos, atividades.
Cada trabalho selecionado receberá R$ 5 mil e a escola onde o professor leciona ganhará equipamentos audiovisuais ou multimídia, no valor de R$ 2 mil. O regulamento do prêmio prevê a seleção de até 40 projetos, distribuídos entre professores das cinco regiões do país. A inscrição é feita em duas etapas: a primeira é em formulário eletrônico; e a segunda é o envio, pelo correio, da descrição e comprovação da experiência com fotos, vídeos, ilustrações.
Neste ano, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será responsável pelo recebimento dos projetos e pela análise dos documentos, conforme o regulamento do concurso. A avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão de educadores e especialistas convidados pelo Ministério da Educação.
O Prêmio Professores do Brasil é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Unesco e Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação. As fundações Bunge e SM e os institutos Pró-Livro e Votorantim são os patrocinadores.
Sobre o Prêmio
O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Até a segunda edição premiava os professores da educação infantil e séries/anos iniciais do ensino fundamental. A partir da terceira edição a premiação estendeu-se a todas as etapas da educação básica, educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Fonte: Ascom AMMVI com informações do MEC.