Conforme nota divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina, a madrugada desta terça-feira (8) foi marcada por forte instabilidade em todo o Sul do Brasil devido ao avanço de uma frente fria. Foram registrados chuva moderada a forte, muita atividade elétrica e temporais com granizo e ventos fortes acima de 60km/h na maioria das regiões, ultrapassando os 100km/h em vários municípios catarinenses. Esta condição de forte instabilidade com temporais ainda se estende para a manhã desta terça-feira, amenizando no decorrer do dia.
Para o restante da semana o tempo segue instável, com condições de chuva em no estado, com períodos de melhoria na maioria das regiões a partir de quinta-feira (10/9). Persiste o risco de temporal com ventos fortes e granizo isolado, mas não da mesma magnitude do que ocorreu na madrugada de hoje. As temperaturas ficam mais baixas nos próximos dias.
Recomendações
A Defesa Civil Estadual recomenda que, no caso de alagamentos, é necessário evitar contato com as águas, pois além de poder receber um choque elétrico, elas estão contaminadas, podendo causar graves doenças; e não dirigir em lugares alagados.
As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.
Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina.