Prefeitos da AMMVI apóiam proposta de integração regional da Defesa Civil

Reunidos na tarde desta terça-feira, 8 de setembro, prefeitos do Médio Vale do Itajaí declararam apoio ao projeto de integração regional da Defesa Civil. A proposta foi apresentada durante a sétima assembleia geral ordinária do ano da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), na sede da entidade, em Blumenau.

A iniciativa visa montar uma estrutura única e de ações planejadas, buscando centralizar informações e agir em conjunto nas quatro fases da defesa civil (prevenção, preparação, resposta e reconstrução), respeitando as peculiaridades dos municípios. O projeto prevê a abrangência dos 14 municípios da AMMVI.

"Montaremos um pólo de referência para que todos os municípios agregados a ele possam ter acesso às mesmas informações e praticar um trabalho padrão nas ações de enfrentamento de catástrofe e atividades de prevenção" explica o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Carlos Olímpio Menestrina, coordenador do projeto.

Além disso, destaca o Coronel, o projeto busca ainda servir de referência para Santa Catarina e outros estados brasileiros, já que os municípios da região têm desenvolvido ações relevantes de defesa civil, decorrentes do desastre natural ocorrido em novembro de 2008.

Para Menestrina, a troca de experiências, a problemática comum e o compartilhamento de informações auxiliarão nas ações conjuntas. "Muitas vezes a experiência bem sucedida de um município servirá de base para ações em outro, contribuindo para um trabalho amplo e eficaz."

Na opinião do secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, o projeto vai incentivar os municípios a montarem uma estrutura mínima de Defesa Civil que, envolvida neste processo macro, contribuirá para dar uma resposta rápida e atuar eficientemente em todo o processo.

O Coronel Menestrina aponta como ponto forte do projeto de integração da Defesa Civil a profissionalização do setor, cuja qualificação se dará de forma regionalizada, contemplando técnicos e gestores da área. "Permanentemente informados e integrados, os profissionais irão saber como agir em cada uma das fases do processo de defesa civil, transmitindo também mais tranquilidade à população" destaca.

"É necessário haver uma preparação dentro dos municípios e estabelecer uma forma de trabalho conjunta nas situações de emergência e, principalmente, fora delas" ressalta o presidente da AMMVI, João Paulo Kleinübing, prefeito de Blumenau.

Como deliberação, os prefeitos apontaram a constituição de um Colegiado de Defesa Civil que envolverá técnicos e gestores dos municípios, bem como representantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil municipal. Neste Colegiado, ações e medidas pertinentes à área serão discutidas em conjunto, buscando sempre a integração da região.

Assembleia

Durante a assembleia da AMMVI, os prefeitos debateram ainda temas relacionados às ações de enfrentamento da gripe A, movimento econômico, saneamento básico e censo 2010.

Na ocasião, os prefeitos discutiram também a redução da jornada de trabalho das prefeituras como alternativa para a redução de custos. O assunto será definido até o final de setembro, onde cada prefeitura fará uma análise do cenário atual e definirá se a medida será necessária.

Participaram da reunião os prefeitos de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt; Ascurra, Moacir Polidoro; Blumenau, João Paulo Kleinübing; Botuverá, Zenor Francisco Sgrott; Brusque, Paulo Eccel; Doutor Pedrinho, Hatwig Persuhn; Gaspar, Pedro Celso Zuchi; Guabiruba, Orides Kormann; Indaial, Sérgio Almir dos Santos; Pomerode, Paulo Pizzolatti; e Rodeio, Carlos Alberto Pegoretti.

Fonte: Michele Prada – Ascom AMMVI.

LEIA TAMBÉM…

AMMVI realiza 384ª assembleia geral de prefeitos