Segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Santa Catarina recebeu, nos meses de janeiro e fevereiro de 2009, cerca de quatro milhões de turistas, o equivalente a mais de 60% de sua população total. Nesse período, a movimentação financeira do setor chegou a R$ 2,6 bilhões, e a taxa de ocupação da rede hoteleira foi de 60%. Também a escolha de Santa Catarina como sendo melhor destino do Brasil nos anos de 2007 e 2008 colaborou para o crescimento e para a colocação do setor entre as maiores arrecadações de Santa Catarina
De Leste a Oeste, o Estado apresenta diversidade natural e cultural que atraem visitantes de todas as partes do mundo. Mas, para desenvolver ainda mais a atividade, prezando pelo crescimento sustentável e o fortalecimento dos destinos, é preciso que se dissemine a reflexão sobre o papel do município como fomentador do turismo. Pela necessidade crescente de se discutir o caminho do setor, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) irá promover, nos dias 22 e 23 de setembro, o 2º Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico em Balneário Camboriú, para o qual as inscrições estão abertas até o dia 15 deste mês.
O encontro vem para suprir a necessidade de se promover discussões relacionadas ao envolvimento da comunidade local, à conservação dos recursos naturais e à gestão e à promoção dos destinos. O aumento na procura por novos roteiros pede uma maior profissionalização e adequação dos municípios para, em um duplo esforço, manter suas características turísticas e modernizar os serviços oferecidos.
Para mais informações, acesse o site da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), realizadora do evento: www.egem.org.br.
Fonte: Ascom Fecam.