Divulgação de campanhas de educação ambiental, implantação de lixeiras, prestação de serviços de coleta seletiva de lixo e resíduos especiais foram algumas das prioridades apontadas pelos participantes da 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico de Ascurra, realizada na tarde da sexta-feira, 2 de outubro, na Sociedade 7 de Setembro.
Na ocasião, a comunidade elencou ainda prioridades como elaboração de políticas públicas para melhorar a qualidade da água no município, e elaboração de programas que incentivem a captação e reutilização da água das chuvas voltados para a readequação da drenagem urbana e priorização pela preservação das áreas verdes.
Outras prioridades também foram pontuadas durante as oficinas temáticas que aprofundaram a discussão em torno dos quatro eixos do saneamento básico: esgotamento sanitário, abastecimento de água, limpeza urbana e tratamento de resíduos sólidos, e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. As prioridades serão incorporadas ao Plano Municipal de Saneamento Básico que será desenvolvido em Ascurra sob a orientação da AMMVI.
Para o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Valter Conrado de Araújo, "as oficinas são um exercício de participação popular para a elaboração dos planos de saneamento". Além disso, auxiliam na elaboração do diagnóstico da situação do município quanto ao saneamento, uma vez que espelham as necessidades da comunidade.
O prefeito de Ascurra, Moacir Polidoro, que abriu a conferência, destacou o trabalho da AMMVI na orientação e assessoramento aos municípios na elaboração das Políticas e dos Planos Municipais de Saneamento Básico. "Temos um grande desafio pela frente, mas com certeza, as ações agora planejadas resultarão na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos no futuro" afirmou.
As conferências municipais de saneamento estão sendo realizadas pela AMMVI e pelo Comitê do Itajaí com a parceria das prefeituras. Até o momento, sediaram as conferências os municípios de Doutor Pedrinho, Rodeio e Ascurra. O próximo encontro será em Benedito Novo, no dia 13 de outubro.
Plano
O Plano Municipal de Saneamento Básico é um documento que mostra quais os caminhos do saneamento no município. Serve para definir como serão feitas as ações de saneamento, e também quanto tempo e quanto recuso financeiro será preciso para colocar tais ações em prática.
Fonte: Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Rodeio realiza sua conferência de saneamento básico
Doutor Pedrinho debate saneamento básico
Iniciam as conferências municipais de saneamento básico