Prorrogado prazo para municípios aderirem ao parcelamento com o INSS

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 14 de outubro, a Lei 12.058/2009, que trata da prorrogação ao prazo de adesão dos municípios ao parcelamento previdenciário previsto da Lei 11.960/2009 para 30 de novembro.

A lei publicada é resultado do Projeto de Lei de Conversão da Medida Provisória 462/2009 e atende a uma importante reivindicação das entidades municipalistas: a prorrogação do prazo para adesão ao parcelamento de débitos junto ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

A emenda ao Projeto de Lei de conversão da Medida Provisória 462, que estabelece a prorrogação do prazo, foi apresentada pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS). Com a notícia, os municípios que deixaram de aderir ao parcelamento no prazo – 31 de agosto – agora podem fazê-lo até 30 de novembro deste ano.

Para o pagamento da primeira parcela do parcelamento, há garantia de carência de seis meses para os Municípios com população inferior a 50 mil habitantes e de três meses para os com mais de 50 mil habitantes. O prazo começa a conta a partir de 30 de novembro.

Número de adesões

Segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), até setembro, 1729 municípios fizeram a adesão e deixaram de ter descontos automáticos nos repasses do Fundo de Participação de Municípios (FPM).

Motivos da demora

O prazo de dois meses, expirado em 31 de agosto, havia sido estabelecido pela Lei 11.960/2009, resultado da MP 457/2009, publicada no DOU em 30 de junho de 2009.

Porém, a publicação do decreto da presidência da República e da portaria conjunta da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e da Secretaria da Receita do Brasil (RFB) era necessária para que os municípios pudessem aderir ao parcelamento.

O decreto 6.922/2009 foi publicado em 6 de agosto. Por meio de ofícios encaminhados pela CNM às autoridades máximas da PGFN e da RFB, a portaria que viabilizou a regulamentação destas prestações de débitos municipais foi publicada no dia seguinte.

Fonte: Agência CNM.

LEIA TAMBÉM…

Deputados questionam débitos de municípios com a Previdência

Publicada portaria que permite aos Municípios aderir ao parcelamento junto ao INSS