Prefeitos brasileiros promovem Dia Nacional em Defesa dos Municípios nesta sexta-feira

Milhares de prefeitos promovem nesta sexta-feira, 23 de outubro, uma iniciativa inédita no país: o Dia Nacional em Defesa dos Municípios. De norte a sul, gestores levarão às comunidades informações sobre as principais dificuldades enfrentadas com o atual quadro de crise econômica. Em destaque, Educação e Saúde foram eleitos como temas prioritários para a mobilização.

Na Saúde, a importância da regulamentação da Emenda Constitucional 29 ganha destaque. Parada na Câmara dos Deputados há seis anos, a Emenda é uma importante alternativa para garantir mais recursos à Saúde no país.

Já na Educação, o ponto mais preocupante são as novas estimativas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em 2009, em comparação a 2008, serão R$ 9,2 bilhões a menos. Deste montante, a diminuição nos Municípios é de R$ 4,6 bilhões.

Canal com a comunidade

Para levar as informações à população de forma eficiente, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou algumas ferramentas de comunicação. No site do dia 23 [www.dia23.cnm.org.br], por exemplo, todo material necessário para fornecer subsídios e informações aos prefeitos está disponível. O download de vídeos e spots de rádio sobre as pautas prioritárias da mobilização também pode ser feito.

Ainda no site, explicações detalhadas como a carta de convocação e notícias sobre a mobilização dos prefeitos em todo o país. Uma nas novidades, inédita, é o espaço para que a população envie mensagens aos deputados federais de sua região. Com esta ferramenta, a CNM pretende incentivar reivindicações como a aprovação da Emenda 29.

Uma cartilha do Dia Nacional em Defesa dos Municípios também foi enviada a todas as prefeituras. Entre as últimas sugestões, é essencial que os prefeitos convoquem coletivas de imprensa, participem de programas de rádio e televisão e sugiram pautas para a publicação de matérias e artigos em jornais impressos.

"Fortalecer o Município é garantir que as políticas públicas cheguem a todos os cidadãos. Essa também é uma tarefa dos prefeitos e de toda a comunidade", reforça o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, lembrando a importância da mobilização em todo o país.

Acesse: www.dia23.cnm.org.br

Fonte: Agência CNM.