Encerra no dia 31 de outubro o prazo para o envio dos dados dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família (PBF). O não cumprimento da Revisão Cadastral compromete o pagamento do auxílio.
Este alerta refere-se principalmente às famílias com quase dois anos sem Revisão Cadastral. Neste caso, se a atualização não for feita até a data estipulada, o benefício será bloqueado em novembro deste ano e logo após cancelado, em janeiro de 2010.
As informações coletadas pelos municípios servem como orientação para os governos federal, estaduais e municipais nas políticas públicas que envolvem os brasileiros de baixa renda.
Dificuldades dos municípios
A prorrogação do prazo para outubro deve-se as dificuldades que os gestores encontram para registrar os dados necessários. Alguns municípios, por exemplo, tiveram problemas causados pelas fortes chuvas que impediram o contato com algumas famílias. A mudança de endereço, situação comum nestes casos, é um dos itens que devem constar no CadÚnico. Portanto, o estado de calamidade pública, a dificuldade na comunicação e também a rejeição cadastral são os problemas para os gestores.
Essas rejeições, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), acontecem por causa das divergências entre a base de informações local e nacional, que só podem ser corrigidas pelo MDS. Os municípios devem se preocupar com a digitação e envio correto de todos os dados como forma de corrigir e evitar novas rejeições.
Fonte: MDS.