Que realidade queremos para nosso município? No dia 4 de novembro, a partir das 13h30, será realizada a 1ª Conferência Municipal de Saneamento Básico de Gaspar, com o tema: "A Política Nacional de Saneamento Básico e sua aplicação na realidade municipal: uma necessidade, um compromisso com o meio ambiente e futuras gerações". "Este é o momento e o espaço para a população participar e dar a sua opinião", comenta o diretor-presidente do Samae, Lovídio Bertoldi.
Durante a conferência haverá duas palestras. Primeiro, uma palestra magna às 14h30min, com o tema "A Política Nacional de Saneamento Básico e sua aplicação na realidade municipal". Em seguida, às 15h, a palestra "O diagnóstico dos serviços de saneamento no município de Gaspar".
Após esta etapa, os participantes da conferência serão divididos em quatro eixos de discussão. Cada grupo discutirá um destes temas: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Eles vão avaliar as propostas para a área de saneamento já levantada nas comunidades através do questionário entregue na Pré-Conferência de Saneamento, vendo o que ainda pode ser acrescentado e entre estas medidas elencar as prioritárias.
A Conferência é uma realização da Prefeitura, Samae e Conselho Municipal de Saneamento, e tem o apoio da Associação dos Municípios do Vale do Itajaí (AMMVI), Comitê do Itajaí e Grupo Piava. O encontro acontecerá na Comunidade Evangélica Luterana (Rua Frei Solano, bairro Gasparinho, nº 284).
Programação:
13:30 – Credenciamento.
14:00 – Abertura oficial.
14:10 – Aprovação do Regimento Interno da Conferência.
14:30 – Palestra Magna "A Política Nacional de Saneamento Básico e sua aplicação no município".
15:00 – Palestra complementar "O diagnóstico dos serviços de saneamento no município de Gaspar".
15:15 – Intervalo.
15:30 – Organização dos trabalhos nos quatro eixos de discussão. Apresentação de vídeo. Explanação da metodologia de trabalho.
15:40 – Oficinas (eixos de discussão). Eleição dos delegados.
16:20 – Apresentação das propostas dos grupos de trabalho.
17:00 – Encerramento e votação das propostas.
17:00 – Encerramento.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Samae de Gaspar.