A partir da tarde desta quarta-feira (27), o calor e a umidade do ar favorecerão a formação de núcleos de instabilidade, que ocasionam pancadas de chuva no estado, especialmente entre o Litoral e o Planalto Sul. Essas chuvas podem ser fortes em alguns pontos e acompanhadas de trovoadas. Não se descarta a possibilidade de temporais e granizo isolado.
Na quinta-feira (28), a atuação de um sistema de baixa pressão, próximo ao Litoral catarinense, e o intenso fluxo de calor e umidade vindos da região Norte do país formam áreas de instabilidade no Litoral do Paraná e Litoral Norte de SC, deixando o tempo encoberto com chuva no decorrer do dia entre a Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. A chuva pode ser de moderada a forte em alguns momentos, com acumulados em média de 30 a 60mm. Nas demais regiões, variação de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Risco de temporais e granizo isolado.
Atenção especial: O mês de janeiro, em especial, os últimos dias, tem sido de chuvas freqüentes, o que mantém o solo úmido (lençol freático mais elevado) e extremamente vulnerável às chuvas mais significativas e mal distribuídas que podem ocorrer, levando a alagamentos e até deslizamentos, em especial no Litoral e Vale do Itajaí.
Recomendações: As pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Fonte: Epagri Ciram.