Conferência de Defesa Civil supera as expectativas

Criação do Fundo Municipal de Defesa Civil, curso de formação para técnicos da área, elaboração do Plano Diretor de Defesa Civil, criação do Plano de Contingência, interligação do sistema de informações entre as defesas civis e desenvolvimento de políticas intersetoriais foram algumas das proposições apontadas pelos participantes durante a 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil, que aconteceu nesta quarta-feira (24/2), em Blumenau.

Mais de 400 pessoas participaram do encontro, entre elas representantes do poder público, sociedade civil organizada, comunidade em geral, lideranças políticas e empresariais dos 12 municípios envolvidos: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Na cerimônia de abertura, o presidente da AMMVI, Jamir Marcelo Schmidt, prefeito de Apiúna, abordou a importância do tema e de uma discussão coletiva, envolvendo todo o Vale do Itajaí, fortemente atingido no evento climático de 2008. "Debates como o de hoje, envolvendo comunidade e poder público, são imprescindíveis para que os gestores municipais conheçam as necessidades reais e trabalhem ainda mais pela qualidade de vida dos cidadãos, buscando soluções rápidas e aplicáveis" salienta.

As sugestões aprovadas, que abordam também a estruturação da defesa civil, conscientização da comunidade, atualização dos mapeamentos geológicos, criação de um sistema de monitoramente, entre outras, serão apresentadas na etapa estadual do evento, que acontece no dia 3 de março, em Florianópolis. A última etapa do processo acontece em Brasília, de 24 a 27 do próximo mês, onde os delegados nacionais defenderão as propostas levantadas nas etapas estaduais.

Para o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, a presença do grande público comprova a importância do tema e demonstra a união e parceria dos municípios. "Já que a chuva não conhece os limites geográficos, é importante esta integração e o desenvolvimento de ações conjuntas" afirma.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença dos prefeitos de Indaial, Sérgio Almir dos Santos e Pomerode, Paulo Pizzolatti; dos vice-prefeitos de Apiúna, Mario Dalri e Benedito Novo, Harry Dallabrida; e da vice-prefeita de Pomerode, Gladys Knaesel.

Palestras

A Conferência Municipal de Defesa Civil contou em sua programação com palestras do major da Defesa Civil de Santa Catarina, Márcio Luis Alves, e do especialista em Gestão de Riscos para Prevenção e Mitigação de Desastres para a América Latina e Caribe, Antonio Pinheiro.

Alves falou da importância de se estruturar a defesa civil em cada município com profissionais qualificados e treinados para saber como proceder em caso de emergência. Segundo ele, é necessária uma mudança cultural para que as pessoas aprendam a conviver com os riscos e também saibam identificá-los, além de desenvolver um trabalho de conscientização que envolva toda a comunidade.

Já o especialista Antonio Pinheiro apresentou os conceitos básicos na área da gestão de riscos de desastres, evolução, áreas e componentes da gestão de riscos, resiliência e governabilidade. Explicou também elementos da defesa civil como vulnerabilidade, ameaças, fenômenos e desastres. "Muitos se preocupam com as ameaças e se esquecem da vulnerabilidade. É aí que os esforços devem estar concentrados" destaca. Conforme Pinheiro, "uma Defesa Civil bem organizada e que possua planos exequíveis ajudará as autoridades a manter a governabilidade mesmo em caso de grandes desastres".

Políticas Públicas de Atenção Integral ao Cidadão foi o tema abordado pelo Secretário Municipal da Assistência Social, da Criança e do Adolescente de Blumenau, Mário Hildebrandt. Em sua palestra, o secretário fez uma explanação sobre as políticas públicas de ampliação e efetivação dos direitos sociais e de proteção integral, visando o atendimento das famílias afetadas em situação de desastre. Hildebrandt explicou a importância dos primeiros dias para o bom atendimento dos atingidos, a maneira como as famílias devem ser deslocadas e o trabalho pós-calamidade com a comunidade.

Para finalizar as palestras, o major Aldo Baptista Neto, diretor de Preparação e Prevenção de Desastres da Defesa Civil de Blumenau, abordou os desafios de ontem e de hoje na mobilização e participação da sociedade na construção de uma política pública de Defesa Civil. "É necessário mudar alguns entendimentos decorrentes de nossa criação e comodidade, e reconhecermos que somos todos atores na prevenção de riscos e no combate a desastres" conclui.

Fonte: Michele Prada, Ascom AMMVI.

LEIA TAMBÉM…

Municípios da AMMVI promovem 1ª Conferência de Defesa Civil

Blumenau sedia 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil nesta quarta-feira, dia 24