AMMVI participa de reunião com grupo japonês

A assessora de Saneamento Básico da AMMVI, Fabiana de Carvalho Rosa, participou na manhã desta segunda-feira (29), de reunião com o primeiro grupo de pesquisadores que integram a missão da JICA (Japan International Cooperation Agency). A comitiva vai permanecer em Santa Catarina até setembro de 2011 desenvolvendo projeto sobre Medidas de Prevenção e Mitigação de Desastres para a Bacia do Rio Itajaí.

A vinda da missão da JICA a Santa Catarina é um dos resultados do trabalho do Grupo Técnico Científico de Prevenção a Desastres Naturais (GTC). O objetivo da Agência japonesa é formular um plano diretor para bacia do rio Itajaí com medidas para prevenção e mitigação de desastres causados por enchentes e sedimentos. Em seguida a missão vai realizar  estudo de viabilidade dos projetos prioritários selecionados no plano diretor.

Segundo Fabiana, a JICA comprometeu-se a desenvolver o projeto em harmonia com os interesses ambientais e da sociedade local. "Além das cheias, enxurradas e deslizamentos, será preponderante no Plano as questões ambientais" explica.

Durante o período em que estiver no Brasil a missão japonesa vai trabalhar na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis. A recepção ao grupo também contou com a presença de secretários de Estado, presidentes de instituições de pesquisa, Deinfra, secretarias de desenvolvimento regionais e universidades catarinenses.

Histórico

A Jica é a mesma agência que, em 1986, costurou acordos com o extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS ) em projetos contra as cheias no Vale do Itajaí. O grupo começou a conhecer em detalhes o Plano no ano passado, quando uma comitiva da agência japonesa visitou algumas cidades do Vale do Itajaí.

PPRD-Itajaí

O plano que os japoneses terão em mãos é resultado da articulação entre diferentes segmentos da comunidade técnico-científica e se destaca por contemplar o todo da bacia hidrográfica do rio Itajaí. O PPRD-Itajaí visa estabelecer a construção, a integração e a promoção de mecanismos ordenados e sistematizados na prevenção e mitigação dos riscos de desastres naturais, proporcionando capacidade de retornar às boas condições do estado natural após uma situação crítica e segurança para a população da região do vale do Itajaí.

Ao elaborar o plano, o Grupo Técnico Científico concentrou suas ações em pesquisa e monitoramento nas áreas de geologia, geotecnia, meteorologia, hidrologia, geoprocessamento, engenharia, urbanismo, educação, meio ambiente, tecnologia da informação, saúde, ação social, capacitação e treinamento, procurando estudar e diminuir os riscos de desastres naturais.

Fonte: Ascom AMMVI.