Indaial sedia seminário sobre sistema de inspeção

Secretários de agricultura, técnicos municipais e envolvidos na área de fiscalização dos produtos de origem animal dos municípios da AMMVI participam nesta quarta-feira, 7 de abril, do Seminário Técnico Sisbi/Suasa. O evento, que acontece no auditório da Uniasselvi, em Indaial, reúne também profissionais envolvidos na área da foz do rio Itajaí.

O encontro, coordenado pelo Conselho de Secretários Municipais de Agricultura de Santa Catarina (Consasc), objetiva discutir o prosseguimento para a implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) nos municípios catarinenses e o posicionamento atual dos governos federal e estadual sobre o tema.

"Além disso, serão abordados os requisitos para adesão e atribuições dos órgãos envolvidos com produtos de origem animal", explica o coordenador do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da AMMVI, Nilton Provensi Machado.

Para Nilton, a implantação do Suasa trará benefícios aos agricultores, uma vez que os produtos inspecionados poderão ser consumidos em todo país, o que atualmente não acontece em virtude das limitações decorrentes do serviço de inspeção municipal ou estadual.

No mês de abril, o seminário acontece em todo o estado, passando pelos municípios de Jaraguá do Sul (6/4), Indaial (7/4), Rio do Oeste (8/4), Lages (27/4), Criciúma (28/4) e São José (29/4). 

A realização dos eventos é uma promoção do Consasc e Fecam, por meio das associações de municípios envolvidas; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Superintendência Federal de Agricultura de Santa Catarina, Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina (SAR), e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Programação

O seminário técnico, que acontece das 8h30 às 12h30, terá em sua programação a discussão sobre o posicionamento atual dos governos federal e estadual, requisitos para adesão do Estado, Municípios e estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal no sistema de inspeção brasileiro, bem como as atribuições da SAR e da Cidasc no novo modelo.  No fim da manhã, será aberto espaço para debate e questionamentos.

Sobre o Suasa

Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária unificará o serviço de inspeção federal, estadual e municipal, e provocará mudanças na inspeção de produtos e insumos agropecuários, inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e vegetal, educação sanitária, sanidade vegetal, saúde animal e trânsito agropecuário.

Fonte: Michele Prada, Ascom AMMVI.