Mais de 60 municípios registram estragos com a chuva em Santa Catarina

A Defesa Civil Estadual atualizou por volta das 8h30 desta quarta-feira (28) o número de municípios que tiveram estragos provocados pela chuva da última semana em Santa Catarina. Até então, 62 municípios comunicaram a existência de alagamentos ou deslizamentos de terra ao órgão.

No Médio Vale do Itajaí, os municípios que registraram danos até o momento junto ao órgão estadual são Apiúna, Ascurra, Blumenau, Brusque e Doutor Pedrinho. Porém, a chuva causou estragos também em Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode e Rio dos Cedros.

Atualmente 37 municípios tiveram o decreto de Situação de Emergência reconhecido pela Defesa Civil Estadual, dentre eles está Apiúna.

Os dados mais recentes encaminhados pelas cidades atingidas à Defesa Civil Catarinense dão conta que o número de pessoas afetadas por alagamentos ou deslizamentos de terra ultrapassa 164 mil pessoas.

Risco continua

Equipes da Defesa Civil continuam em alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos de terra nas próximas horas, apesar do fim da chuva nesta terça-feira.

A maior preocupação, segundo o major Emerson Emerim, diretor da Defesa Civil Estadual, é com a alta no nível do Rio Itajaí-Açu, no Vale.

Em Taió, três das sete comportas da barragem local tiveram de ser abertas depois que a água ficou 1,25 metro acima do vertedouro, oferecendo risco à segurança dos moradores dos municípios da região. A abertura fez com que áreas mais baixas do município fossem alagadas. Famílias tiveram de deixar suas casas.

Técnicos monitoram a descida da água liberada em Taió para avaliar a necessidade da liberação da passagem da água. Em Blumenau, o nível do Itajaí-Açu continua baixando.

Confira na tabela disponível para download a situação das cidades atingidas.

Ascom AMMVI.