Associações microrregionais discutem fortalecimento do municipalismo

O encontro que reuniu prefeitos e secretários executivos das associações de municípios, nos dias 6 e 7 de maio, em Xanxerê, planejou atividades em prol do fortalecimento do modelo associativo municipal catarinense.

Com a conclusão das atividades e definição das pautas, os participantes começaram a organizar um documento com reivindicações para debater com os candidatos ao governo do Estado e os presidenciáveis, em um encontro com todos os prefeitos catarinenses, organizado pela Federação Catarinense de Municípios. Outras entidades entrarão como parceiras da iniciativa.

Alternativas de estimular ainda mais a atuação das associações microrregionais com vistas à consolidação das entidades municipalistas foram tratadas no encontro, explica o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa. Segundo ele, as associações têm significativa credibilidade e o modelo catarinense é exemplo no país.

"Os serviços oferecidos pelas associações microrregionais são especializados e focados na administração pública, bem como o comprometimento das entidades na defesa dos interesses dos municípios garantem esta credibilidade, que foi conquistada ao longo dos anos de atuação" destaca Corrêa.

Durante os dois dias, os participantes conversaram também sobre o acordo do Prodec, convênios de fiscalização e nota fiscal conjugada, planejamento estratégico, além de informações e mobilização para a XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 18 a 20 de maio.

Ascom AMMVI.

LEIA TAMBÉM…

Conselho Político da Fecam e Associações de Municípios reunidos em Xanxerê